Descobrindo

Panorâmicas de Lisboa em Azulejo de Fred Kradolfer

Janeiro 20, 2021 getLISBON 0Comment
Não perca os nossos artigos | Subscreva

Já reparou com atenção nas panorâmicas de Lisboa em azulejo presentes em quatro miradouros da cidade? Se não, está na altura de quebrar as rotinas e deslocar-se aos locais onde há quase 60 anos estes painéis se encontram, indicando os pontos de interesse que se avistam, a quem por ali passa.

É para particularidades como esta que a getLISBON se propõe chamar a sua atenção. Quantos não passaram já por estes painéis sem os ver, quantos ignoram a sua autoria… 

Vamos conhecer o artista que desenhou estas panorâmicas de Lisboa em azulejo e os sítios onde os pode admirar. Vai gostar de saber!

Faça uma visita guiada às zonas históricas de Lisboa e conheça locais imperdíveis desta magnífica cidade.

Fred Kradolfer, O Designer Suíço em Portugal

Fred Kradolfer foi um designer gráfico que realizou o seu trabalho em Portugal entre os anos 20 e 60 do séc. XX. A importância e diversidade da sua obra, assim como o pioneirismo, ao introduzir no país uma linguagem gráfica moderna, fazem deste artista uma figura incontornável do design português.

Nascido em Zurique em 1903, formou-se em ourivesaria nesta cidade e em artes gráficas na Escola de Belas Artes de Berlim, tendo ainda frequentado arquitectura na Academia de Munique. 

Após ter trabalhado como decorador e vitrinista em cidades como Roterdão, Bruxelas e Paris, fixou-se em Lisboa em 1924, cidade onde viveu até ao seu desaparecimento em 1968.

Uma das suas moradas foi a casa das placas do Bairro Alto. Este curioso imóvel apresenta nada menos que sete placas referentes a outros tantos notáveis que ali viveram em épocas distintas.

Fred Kradolfer, durante a sua vida desenvolveu um trabalho verdadeiramente revolucionário no que respeita à comunicação gráfica em todas as suas vertentes, apostando na estilização das formas articuladas com o texto.

Influenciador da segunda geração de artistas modernistas portugueses, trabalhou com nomes como Jorge Barradas,  Stuart de Carvalhais, Bernardo Marques, Carlos Botelho e Maria Keil entre muitos outros.

Fez parte da equipa do Secretariado de Propaganda Nacional, conhecida como “a equipa de António Ferro”, facto que lhe permitiu uma vasta produção de grande visibilidade.

Alguns elementos da equipa de António Ferro, SPN, 1939, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Thomaz de Mello (Tom), Fred Kradolfer, Emmérico Nunes, Bernardo Marques, Carlos Botelho e José Rocha.
Alguns elementos da equipa de António Ferro, SPN, 1939, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Thomaz de Mello (Tom), Fred Kradolfer, Emmérico Nunes, Bernardo Marques, Carlos Botelho e José Rocha.

Entre muitos outros projectos criou: cartazes publicitários; rótulos; capas e ilustrações de livros e revistas; selos; montras; decorações; vitrais…

Participou ainda em exposições internacionais como: Exposição Colonial de 1931; Exposição Universal de 1937; Exposição Internacional de Nova Iorque em 1939; Exposição do Mundo Português de 1940…

Azulejos de Fred Kradolfer

Fred Kradolfer também realizou projectos para azulejos.

Criou desenhos para lambrilhas, pequenos azulejos de figura avulsa, que representam coloridos motivos típicos portugueses. Estes, muito populares nos anos 30, até hoje, continuam a ser produzidos pela Fábrica Viúva Lamego.

Lambrilhas da Fábrica Viúva Lamego, Solar dos Zagallos
Lambrilhas da Fábrica Viúva Lamego, Solar dos Zagallos

Executou placas cerâmicas com o nome dos pesqueiros da Boca do Inferno, em Cascais, infelizmente já desaparecidos.

Foi ainda autor de projectos de maior envergadura como: dois painéis para o interior do Hotel Infante Santo; a decoração do edifício da sede da Soponata, ambos em Lisboa; ou todo o revestimento azulejar da capela do Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.

Panorâmicas de Lisboa em Azulejo

Na panorâmica mais antiga do Miradouro da Senhora do Monte, está presente o símbolo da cidade de Lisboa
O símbolo da cidade na panorâmica do Miradouro da Senhora do Monte

Mas são as panorâmicas de Lisboa em azulejo de Fred Kradolfer que pretendemos destacar neste artigo.

No início dos anos 60 a Câmara Municipal de Lisboa encomendou a Kradolfer o projecto das panorâmicas, destinadas a miradouros da cidade. São no total cinco painéis, realizados em anos diferentes, todos produzidos pela Fábrica Viúva Lamego. 

O mais antigo data de 1962 e localiza-se no miradouro do Jardim de São Pedro de Alcântara. No ano seguinte foram executados mais dois, um para o Castelo de São Jorge e outro para o Miradouro da Senhora do Monte, na Graça. Os dois últimos foram realizados em 1965 e destinados ao Miradouro do Monte Agudo e, de novo, ao da Senhora do Monte.

Todos os painéis apresentam o nome do miradouro em que se encontram e a respectiva data em numeração romana, com excepção do do Monte Agudo em que os números são árabes. 

Outra excepção presente neste painel é o facto de o símbolo da cidade de Lisboa, uma estilização da barca com os corvos de São Vicente, aqui ter sido substituído pela sigla C.M.L. No mais tardio, do Miradouro da Senhora do Monte, não há referência ao município.

A representação de uma bússola está presente nos painéis do Castelo de São Jorge, no mais antigo da Senhora do Monte e no do Monte Agudo.

Em todos encontramos referência à fábrica onde foram realizados e apenas os da Senhora do Monte, aparentemente, não se encontram assinados pelo autor.

Nos coloridos painéis estão representadas as vistas que se alcançam dos locais onde estão implantados. Ali encontram-se marcadas igrejas, monumentos, edifícios de interesse público, localidades… No mais antigo, São Pedro de Alcântara, estes nomes encontram-se inscritos em pequenas filacteras que pontuam toda a panorâmica.

Agora que já sabe a história das panorâmicas de Lisboa em azulejo, vá até aos vários miradouros, contemple a cidade de várias perspectivas e observe os painéis com um novo olhar. 😉

Jardim São Pedro de Alcântara, 1962

Jardim São Pedro de Alcântara, 1962

Jardim São Pedro de Alcântara, 1962

Castelo de São Jorge, 1963

Castelo de São Jorge, 1963

Castelo de São Jorge, 1963

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, 1963

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, 1963

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, 1963

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, 1965

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, 1965

Miradouro de Nossa Senhora do Monte, 1965

Miradouro do Monte Agudo, 1965

Miradouro do Monte Agudo, 1965

Miradouro do Monte Agudo, 1965

previous arrow
next arrow
Slider

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − 13 =