Julho 18, 2018 getLISBON 4Comment

Questiona de que lojas com história e tradição estamos a falar? E porque são amigas do ambiente? Contamos-lhe neste pequeno mas útil artigo.

Há mais de 20 anos que Portugal começou a reciclar o vidro, o plástico e o papel. Hoje muitos outros desperdícios podem ser reciclados e a população tem uma maior consciência da importância da reciclagem. Segundo os dados de 2018 da Sociedade Ponto Verde, sete em cada dez lares portugueses já fazem a separação das embalagens .

A mesma organização revela que apesar destes resultados positivos alcançados, existe ainda um considerável potencial de crescimento ao nível da adopção do hábito de separação de resíduos dentro e fora de casa.

Esta informação fez-nos lembrar que, para além da reciclagem, a redução da quantidade de resíduos que produzimos NÃO É MENOS IMPORTANTE!

O fabrico de objectos em grande escala de baixo valor comercial facilitou a atitude de todos nós de comprar-consumir-descartar.

A velocidade com que os objectos são rejeitados não é proporcional à reciclagem dos mesmos, aumentando drasticamente a produção de lixo!

Já pensou que há peças de vestuário que são recuperáveis antes de optarmos por descartá-las para o roupão (contentor de recolha de roupa usada)?

E há artigos a que podemos prolongar a sua vida útil?

Até brinquedos dos nossos filhos podem ser consertados, em vez de depositados no caixote de lixo?

 

As 3 Lojas com História e Tradição

Talvez possamos recuar um pouco no tempo em que íamos ao sapateiro, à costureira ou a casas onde mandávamos reparar certos artigos de marroquinaria.

Aproveitamos a preocupação global com a preservação ambiental, que deve ser de todos nós, para apresentarmos aos nossos leitores 3 lojas com história e tradição em Lisboa que nos ajudam na conservação do ambiente.

São o Hospital de Bonecas, a Casa Forra e o Hospital das Camisas! Espaços localizados muito próximo uns dos outros, em plena Baixa lisboeta.

As duas primeiras são lojas distinguidas pelo projecto Lojas com História, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa que visa preservar e salvaguardar os estabelecimentos de comércio tradicional, o seu património material, histórico e cultural.

Começamos pela mais antiga das 3 lojas com história e tradição:

Hospital de Bonecas

Móvel com componentes para conserto de bonecas
Móvel com componentes para conserto de bonecas

Das mãos da D. Carlota saíam bonecas de trapos enquanto esperava pelos clientes da sua ervanária que era mesmo ao lado do já desaparecido Mercado da Praça da Figueira. Começou depois a consertar os bonecos estragados que os meninos lhe levavam quando iam ao mercado com os pais. Nasceu assim o Hospital de Bonecas em funcionamento desde 1830.

Hoje o Hospital de Bonecas, para além de “curar” bonecas doentes, é um espaço autêntico de sete ofícios.

O trabalho de restauro não se limita apenas às bonecas mas também aos peluches, brinquedos mecânicos, porcelanas, pinturas e até arte sacra.

Confecciona e cria todo o tipo de roupas para bonecas e imagens e não só. É igualmente possível encomendar fatos de Carnaval e trajes tradicionais portugueses para crianças.

No rés-do-chão funciona a loja onde pode adquirir todas as peças para completar a sua casinha de miniatura de sonho. Têm inclusivamente réplicas de brinquedos de lata e de jogos antigos.

E no 1.º andar do edifício encontra-se o mágico Museu com uma colecção imensa de bonecas e brinquedos de várias épocas e origens.

Este espaço surpreendente merece uma visita mais atenta e prolongada.

Morada: Praça da Figueira, 7, Lisboa

 

Casa Forra

Fachada da Casa Forra no Poço Borratém
Casa Forra no Poço Borratém

A Casa Forra foi fundada em 1930, pelo Sr. Alfredo Pires Forra e pela sua esposa Judite e encontra-se no Poço Borratém desde 1947. Uma casa especializada em artigos para sapateiros onde se encontra tudo o que é necessário para a prática deste ofício.

Após todos estes anos, a emblemática forma de sapato amarela gigante mantém-se pendurada, sendo diariamente colocada e retirada como se de um ritual se tratasse.

Hoje em dia os clientes deste estabelecimento são muito diversificados: os sapateiros de sempre, mas também artesãos ou qualquer um de nós, mais ou menos habilidoso, que com criatividade arrisque reutilizar, renovar, reciclar.

Aqui pode encontrar os materiais mais incríveis para as suas ideias. Há tintas, graxas e colas, borrachas e cabedais, botões de pressão e máquinas de sapateiro, num incontável número de artigos.

Para além de venda de materiais nas lojas e online, a Casa Forra faz reparações e alterações em peças de vestuário de pele e arranjo de malas, entre outros artigos.

Mas o mais valioso são os conselhos que os funcionários desta Casa nos dão, com todo o profissionalismo e atenção.

Morada: Poço do Borratém 32, Lisboa | Rua Saraiva de Carvalho 145 D, Lisboa

 

Hospital das Camisas

Sr. José Aguiar, proprietário do Hospital das Camisas
Sr. José Aguiar, proprietário do Hospital das Camisas

O nome deste estabelecimento revela-nos a sua actividade.

Trata-se de um negócio familiar que funciona há cerca de 70 anos num pequeno mas bem equipado ateliê. O cliente é recebido com simpatia e dedicação pelo actual proprietário sr. José Aguiar que oferece os seus sábios conselhos de mais de 50 anos de experiência neste ofício.

Aqui pode renovar as suas camisas substituindo os colarinhos e os punhos para prolongar a vida útil das mesmas. Ou simplesmente dar-lhes um novo estilo, optando por colarinhos e punhos diferentes dos originais. E desengane-se se julga que o serviço é caro, atreva-se!

O Hospital das Camisas também executa alterações e arranjo de vestuário e ainda a confecção de camisas de homem, Rovil. Dispõem de uma gama de tecidos para escolha, mas o cliente é igualmente bem-vindo com tecidos de outros estabelecimentos.

O curioso nome foi sugerido pelos próprios clientes e adoptado com humor pelo seu proprietário. E por falar em clientes por aqui passaram personalidades famosas como o jornalista Fernando Pessa, o apresentador Artur Agostinho ou até o Presidente da República Marechal Costa Gomes.

Morada: Poço do Borratém 25, Lisboa

 

Depois de ler este nosso post lembrou-se que tem algumas peças de vestuário, objectos de marroquinaria ou até aquele velho brinquedo de que não se consegue desfazer mas que já não se encontra nas melhores condições.

Óptimo, estas 3 lojas com história e tradição que acabámos de lhe apresentar podem com certeza ajudar.

Aproveitamos para lhe dizer que funciona um sapateiro entre a Casa Forra e o Hospital das Camisas. 😉

Renovar e reutilizar para reduzir o desperdício, contribuindo para um ambiente melhor, com história e tradição em Lisboa!

 

4 thoughts on “3 Lojas com História e Tradição, Amigas do Ambiente!

  1. De nada. É sempre muito agradável seguir estes vossos interessantes artigos, acompanhados de excelentes fotografias originais, que fazem a delícia das nossas vistas e nos fazem recordar, ou conhecer, tantas coisas belas da nossa cidade. Obrigado e continuem assim.

  2. Sim, senhor. Fui cliente dos Estabelecimentos Alfredo Pires Forra durante largas dezenas de anos, tendo adquirido fundamentalmente muitas ferramentas e materiais diversos, em nome da empresa onde trabalhei, e devo dizer que tanto eu como os meus colegas sempre ficámos muito agradados pela simpatia dos seus proprietários e funcionários, que sempre se esforçaram por satisfazer as nossas necessidades em melhores preços e prazos de entrega. É saudável recordar esses tempos já passados e que não devemos esquecer.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 − six =