Compras

Torrefacção de Cafés Flor da Selva

Janeiro 13, 2021 getLISBON 2Comment
Não perca os nossos artigos | Subscreva

A torrefacção de cafés Flor da Selva é o espaço industrial histórico que hoje o convidamos a conhecer. Deixe-se envolver pelo seu intenso e perfumado aroma.

A cultura do café é intrínseca à população da cidade de Lisboa. O forte hábito do seu consumo está presente nas inúmeras pastelarias e cafés, onde as “bicas” dão energia e coragem para enfrentar os dias e a qualquer hora acompanham doces e salgados ou  rematam refeições…  

Os cafés históricos, locais de convívio e tertúlias dos intelectuais dos séculos passados, continuam hoje a ser muito frequentados por nacionais e estrangeiros e imprimem um certo charme à cidade. São disto exemplos claros, entre outros: A Brasileira e a Pastelaria Benard no Chiado, o café Nicola no Rossio ou o Martinho da Arcada na Praça do Comércio.

Faça uma visita guiada às zonas históricas de Lisboa e conheça locais imperdíveis desta magnífica cidade.

Outro testemunho são os tradicionais estabelecimentos de venda de café a granel geralmente associados a chás, chocolates e outros produtos regionais ou gourmet. 

A explicação desta intensa ligação dos portugueses ao café encontra-se na tradicional plantação de cafeeiros nas antigas colónias, de Angola a Timor passando por São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. 

O fácil acesso ao café da melhor qualidade permitiu aos portugueses, não só desenvolver o gosto pela bebida, como o conhecimento da produção e transformação desta matéria-prima.

A torrefacção de cafés Flor da Selva é uma das casas que marca essa indústria em Lisboa desde meados do séc. XX.

Leia também Galão, Meia-de-Leite e Garoto, as três formas habituais dos portugueses apreciarem o café com leite.

A Torrefacção de Cafés Flor da Selva

Torrefacção de Cafés Flor da Selva: lotes de café pré-embalados (Magnólia, Estrelícia, Orquídea e Azália) com composições de percentagens diferentes das espécies robusta e arábica.
Lotes de café pré-embalados

Na Madragoa, um dos bairros típicos de Lisboa, concretamente na Travessa do Pasteleiro nº32, fomos ao encontro da histórica unidade industrial de torrefacção de cafés Flor da Selva.

Ao transpormos a porta do estabelecimento entramos num espaço exíguo, preenchido de embalagens de cafés, máquinas de moagem, encomendas prontas para entrega… Também é aqui que os clientes são recebidos com simpatia e atendimento personalizado.

É ainda neste reduzido espaço que encontramos profundos conhecimentos sobre a combinação de variedades de cafés e a torrefacção de grãos provenientes de toda a parte do mundo.

Fomos recebidas pelo sr. Jorge Monteiro e o seu filho Francisco, que nos contaram em breves palavras, a história desta empresa familiar cuja actividade já vai na 3ª geração.

Breve História sobre a Torrefacção de Cafés Flor da Selva

Embalagens de café em preparação
Embalagens de café em preparação

Manuel Alves Monteiro, pai dos actuais donos, oriundo de Melgaço veio para Lisboa, ainda muito novo, para trabalhar na área de distribuição alimentar. 

Mais tarde fez parte da sociedade do estabelecimento de cafés Flor Africana localizada no Bairro Alto.

Em 1950 fundou a sua própria empresa, Flor da Selva, com loja na Rua da Esperança e fábrica de torrefacção e moagem, situada na mesma rua onde se encontra hoje. Fornecia então, entre outras, sete lojas na cidade de Lisboa e nos seus arredores, propriedade dos seus irmãos que vendiam para além de cafés outros produtos como: chás, frutos secos, especiarias… 

Na fotografia de capa deste artigo pode ser visto o lote Flor da Selva com a imagem de marca de então, constituída por duas flores e uma figura feminina africana a apreciar uma chávena de café. Esta imagem foi criada pelo conhecido arquitecto Nuno San-Payo, na altura ainda estudante, familiar do sr. Monteiro.

A Fábrica de Torrefacção

Seguidamente tivemos o privilégio de poder assistir ao processo da torra do café, o lugar onde a magia acontece. Aqui tudo é feito artesanalmente e conforme os preceitos tradicionais.

Os grãos de café são aspirados para dentro do torrador PROBAT de 1972, de origem alemã, um dos poucos a lenha ainda em funcionamento na Europa. Combustível que a Flor da Selva faz questão de manter, a fim de preservar a qualidade do produto final. 

Durante a torra, os grãos são verificados cuidadosamente e avaliados constantemente, pelo experiente técnico, até atingir o grau de torra que lhes confere as características pretendidas.

O Conhecimento Moderno Aliado ao Tradicional

Torrador PROBAT de 1972, de origem alemã, um dos poucos a lenha ainda em funcionamento na Europa.
Interior da fábrica de torrefacção

A Flor da Selva trabalha com variedades diferentes de café, de proveniências distintas, como: Etiópia, São Tomé, Colômbia, Vietnam, entre muitas outras. 

Também os clientes são muito variados. Dos vizinhos do bairro às encomendas online vindas do estrangeiro, passando pela restauração em geral e ainda pelos restaurantes gourmet que exigem cafés com determinadas particularidades que respondem a diferentes conceitos.

Para tal, a torrefacção de cafés Flor da Selva tem o seu laboratório onde a alquimia dos cafés é trabalhada. A complexidade dos sabores pode ser depreendida no cartaz afixado “Roda de Sabores do Provador de Café”, onde categorias como floral, frutado ou noz/cacau, mais familiares nos vinhos, são atribuídas aos cafés.

Também dispõe de lotes pré-embalados (Magnólia, Estrelícia, Orquídea e Azália) com composições de percentagens diferentes das espécies robusta e arábica. A primeira espécie confere corpo e mais teor de cafeína e a segunda mais sabor e aroma.

A não utilização de aditivos é um outro importante aspecto dos seus produtos. Os clientes são, por isso, aconselhados a adquirir pequenas quantidades de cada vez, para que a frescura e o aroma do café não se percam.

A torrefacção de cafés Flor da Selva dispõe ainda de uma selecção de cafés biológicos. Encontre estas e outras informações no seu website.

Depois desta visita reconhecemos que é um privilégio, hoje em dia, poder comprar um café natural, torrado segundo a tradição e preparado ao gosto do cliente.

Só pode acontecer nesta fantástica cidade de Lisboa!

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

2 thoughts on “Torrefacção de Cafés Flor da Selva

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × one =