Julho 4, 2018 getLISBON 0Comment

Chegou o calor! Refresque-se com os deliciosos gelados das 5 geladarias clássicas das Avenidas Novas.

O centro histórico de Lisboa está repleto de modernas geladarias, de marcas nacionais e estrangeiras. Servem gelados onde a variedade de sabores, formatos e conceitos, ultrapassam os limites da imaginação.

Não é dos sabores nem dos feitios que lhe vamos falar, nem das geladarias das zonas mais turísticas de Lisboa. Pensámos numa abordagem diferente.

Sabia que as geladarias estavam na moda nas décadas de 70 e 80 do século XX e que então proliferaram pelos novos bairros de Lisboa?

São as 5 geladarias clássicas das Avenidas Novas que sobrevivem até hoje com sucesso, que trazemos até si.

Geladaria A Veneziana
Geladaria A Veneziana

Contudo, não queremos deixar de referir uma geladaria clássica em plena Baixa lisboeta, a Veneziana.

Simplesmente porque os seus gelados não são apenas deliciosos, mas também os mais antigos de Lisboa. Desde 1936 que A Veneziana ocupa o n.º 8 da Praça dos Restauradores.

 

Sorvetes e Gelados

Geladaria

Não queremos divagar sobre quem inventou ou como terá chegado à Europa esta deliciosa tentação. Para uns terá sido trazida no século XIII por Marco Polo da China onde a neve era misturada com frutas e mel.

Outros defendem que a introdução terá sido feita pelos Árabes do Médio Oriente. Estes desde o século XII consumiam uma bebida composta por frutas, especiarias e neve dos Himalaias, o sharbat ou sberbeth que terá então derivado na palavra sorvete.

Seja como for trata-se nos dois casos da conjugação de frutas e neve, sendo que a introdução do leite na receita será mais tardia feita já na Europa, o gelado. Verdade é que os gelados foram apresentados como especialidade florentina no casamento de Catarina de Médicis de Florença com Henrique II de França no século XVI.

Saiba mais sobre a Neve no nosso artigo A História da Neve e a Real Fábrica do Gelo.

As casas de gelados artesanais em todas as épocas e lugares apregoam receitas de Itália como garantia de qualidade. Ou pelo menos nomes com um toque italiano o que só por si lhes dá um certo charme.

 

O Consumo de Gelados nas Décadas de 70 e 80 do Século XX

Gelado

Se há 40 ou 50 anos os gelados eram uma guloseima do tempo quente e na praia os vendedores apregoavam as variedades “fruta ou chocolate”, hoje o consumo de gelados generalizou-se por todo o ano. Quem os aprecia delicia-se seja Verão ou Inverno e as geladarias artesanais proliferam disponibilizando até em formatos de take away para os mais aficionados os poderem consumir no conforto do lar.

Nos anos 70 e 80 o consumo de gelados em Lisboa estava na moda. No Verão, depois de um passeio por um parque ou após uma sessão de cinema, as famílias gostavam de usufruir de um generoso gelado numa esplanada.

A zona da cidade então mais em voga eram as Avenidas Novas com particular destaque para a Avenida de Roma. Ora é exactamente nessa zona que vamos encontrar as 5 Geladarias Clássicas das Avenidas Novas que passamos a apresentar.

 

5 Geladarias Clássicas das Avenidas Novas

Gelados Conchanata

A mais antiga da nossa lista de 5 geladarias clássicas das Avenidas Novas é a Conchanata que se encontra desde 1948 na Avenida da Igreja, em Alvalade.  Apesar de o nome original Gelados Itália ter mudado, a sua gestão mantém-se na mesma família de origem italiana.

Todos os gelados são fabricados pelo actual proprietário segundo receitas originais do seu avô. A estrela desta geladaria é a incontornável Conchanata, constituída por quatro bolas de gelados, três das quais de sabores à escolha e uma de nata, tudo regado com um molho de morango caseiro.

O Verão é a época habitual dos gelados mas se, por acaso, gosta de comer um gelado sem se importar com a estação do ano, fique a saber que a Conchanata encerra nos meses de inverno.

Gelado

Morada: Avenida da Igreja, 28 A, Lisboa

 

Gelataria Pindô

Uma geladaria memorável inaugurada em 1976, localizada na Avenida das Forças Armadas em Entrecampos. Esta geladaria fideliza os seus clientes com simpatia no atendimento e com os seus gelados artesanais de sabores clássicos. Os adeptos de sabores mais arrojados elegem o gelado de gengibre como o predilecto.

A variedade de taças de gelados faz regalar os olhos aos que visitam este espaço com particular destaque para a Taça Mangia e Bevi, constituída por gelado, salada de frutas e chantilly. Atreva-se ao fim da tarde e dispense o jantar!

Gelado

Morada: Avenida das Forças Armadas, 51 D, Lisboa

 

Geladaria Surf

Uma geladaria clássica, fundada em 1978 em plena época da moda das geladarias na zona das Avenidas Novas. Localizada junto à Praça de Londres, dispõe de uma esplanada espaçosa para que os clientes possam desfrutar ao ar livre dos cerca de 50 sabores que têm disponíveis.

Desde os sabores clássicos de frutas aos de vários tipos de nozes, mas o considerado mais original é o do Ovo Kinder. As taças de gelados servidas com sabores à escolha, chantilly e molho são as mais chamativas, para não falar dos crepes e dos waffles que são especialidades desta casa.

Gelado

Morada: Avenida Manuel da Maia, 56 C-D, Lisboa

 

Casa do Gelado

Abriu as suas portas em 1981 na tão em voga artéria da zona das Avenidas Novas, Avenida de Roma. É conhecida pelos crepes e pela afamada cassata. Os sabores dos gelados não ficam só pelos tradicionais, aqui pode degustar frutos mais exóticos como a fisális e o kumquat e ainda sabores que nos remetem a sobremesas tradicionais como o creme da avó ou o doce de leite.

Tem uma agradável e bem decorada esplanada onde se pode alongar a prova dos saborosos gelados artesanais feitos de ingredientes de qualidade.

Gelados

Morada: Avenida de Roma, 28 H/I, Lisboa

 

La Fabbrica – Antiga fábrica de gelados da Avenida de Berna

Esta geladaria fica na Rua de Dona Filipa de Vilhena, junto ao Jardim do Arco do Cego.

Apesar de ter sido inaugurada em 2014, esta nova marca tem a mesma origem da geladaria A Veneziana cuja fábrica funcionou na Avenida de Berna, entre 1940 e 1993.

O actual proprietário da La Fabbrica mantém a memória familiar da antiga fábrica onde aprendeu a arte de fazer gelados e dá continuidade às receitas italianas trazidas pela sua família para Portugal.

Prove uma das suas especialidades, o spaghetti, composto por chantilly, gelado de baunilha passado por uma prensa, calda de morango e suspiros desfeitos.

Gelado

Morada: Rua de Dona Filipa de Vilhena, 14 A/B, Lisboa

 

0 thoughts on “5 Geladarias Clássicas das Avenidas Novas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + ten =