Lisboa em Nós

Lisboa em Nós de Cláudia Andrade

Junho 9, 2021 getLISBON 0Comment
Home | Lisboa em Nós | Lisboa em Nós de Cláudia Andrade

Hoje contamos com o testemunho de uma atriz, encenadora, professora de Teatro Comunitário no mestrado da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa… Em Lisboa em Nós de Cláudia Andrade, esta cidadã activa fala-nos de como a sua relação afectiva com a cidade onde nasceu foi construída. 

Talvez a minha relação com Lisboa se tenha iniciado com o meu nascimento, nesta cidade. Ou talvez não. E penso nisso porque me lembro daquela célebre frase da Simone de Beauvoir: “não se nasce mulher, torna-se mulher”. E penso que, de certa forma, o mesmo se passa com a minha relação com esta cidade e que talvez eu me tenha tornado lisboeta apenas quando regressei a Lisboa, 10 anos depois.

Lisboa significa um lugar que me define, que marca de certa forma os meus vínculos identitários e que está associada a uma parte substancial das histórias que narram quem eu sou. Foi também o lugar que escolhi para dar como berço aos meus filhos.

Quando percorro a sua topografia ela surge-me marcada por memórias, encontros e criações teatrais. A vontade de dialogar intimamente com a minha cidade – com os seus usos, costumes e habitantes – fez com que ela progressivamente se transformasse num laboratório cénico, servindo como cenário e matéria-prima dramatúrgica a diversos projectos performativos.Como por exemplo aconteceu num pátio em S. Bento, onde procurei mergulhar para exorcizar um momento de profunda apneia social em que estávamos imersos (isto em 2013, no festival TODOS/Artistas à procura de um Abrigo) ou ver uma escola invadida por noivos e noivas transformada num sumptuoso e multicultural Copo d’Água.

Ou numa loja centenária da baixa lisboeta (que ainda resiste no meio de uma grande maioria que já se extinguiu), em 2016 que serviu de cenário para o Teatro das Compras. Ou contar as Mil e uma Noites, as Bodas e o Ritual Almenara no Castelo de São Jorge. Ou ocupar os jardins da Gulbenkian com um bando de extraordinários cientistas-bufões (em 2009 na European Researchers Night).

Ou ainda, numa das minhas mais emocionantes experiências, quando transformámos a casa da Lurdes, da Piedade, da Alice, do David, da Ju e da Cidália em espaços performativos memoráveis (com os companheiros da Companhia Limitada 1 em 2013). E em 2019 quando eu e um grupo inesquecível de mulheres e meninas resgatámos o miradouro da Graça e desfilámos lentas e silenciosas por carris de eléctricos, ruas e passeios (Festival TODOS/ Mas para onde caminham Elas?).

Todas estas experiências fizeram com que o território lisboeta deixasse de ser apenas um território geográfico, mas sobretudo uma fértil paisagem humana, abundante em narrativas e poéticas que permitiu o desenvolvimento daquilo a que chamo territorialidade afectiva.

Lisboa em Nós de Cláudia Andrade
Mini apresentaçãoCláudia Andrade é actriz, criadora, pedagoga e artista comunitária.Nasceu em Lisboa em 1979. Estudou em Barcelona e em Buenos Aires e é autora do livro “Coro: Corpo Colectivo e Espaço Poético – Intersecções entre o Teatro Grego Antigo e o Teatro Comunitário”.
Um local inspiradorMonsanto com os seus mil trilhos mágicos
Uma visita imperdívelà Feira da Ladra, intervalando com um café com vista para o Tejo no Clara Clara no Jardim Botto Machado
Água na boca com…com os petiscos da Estrela da Bica
Uma música…Acordai de Fernando Lopes Graça

Saiba mais sobre a actividade de Cláudia Andrade no Podcast Isso é que Era Bom.

Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *