Lisboa em Nós

Lisboa em Nós de Evanne Schmarder

Abril 14, 2021 getLISBON 0Comment
Home | Lisboa em Nós | Lisboa em Nós de Evanne Schmarder

Evanne é americana e mudou-se com o seu marido para o coração de Lisboa, após 18 anos a morar numa auto-caravana e a viajar pelos EUA. Em Lisboa em Nós de Evanne Schmarder, partilha connosco o seu sentir em relação a esta cidade.

Texto original em Lisbon in Us by Evanne Schmarder

A relação de Evanne Schmarder com Lisboa

Lembro-me, como se fosse ontem, da primeira noite em que dormi na minha nova cidade, Lisboa. O quarto era escuro, a cama confortável e apesar do jet lag e da excitação do dia, eu estava pronta para adormecer.

Lá fora havia sons estranhos – o silêncio foi interrompido pela minha nova vida – empregados dos restaurantes a arrastar caixotes de lixo sobre a calçada antiga – bump bump bump bump –; boémios que passavam pela nossa charmosa praça, na Mouraria; música suave do vizinho, rica de zhs e suzh da língua portuguesa. 

Eu estava aqui, em Portugal e no dia seguinte iria acordar em solo português. E não era só isso, estava ansiosa por descobrir a vida palpitante da capital do país.

Os primeiros anos foram muito estimulantes. Depois de uma “bica” e de um pão, eu e o meu marido saíamos do apartamento e deslocávamo-nos para qualquer lado a pé. Independentemente da direcção que escolhêssemos, a aventura acontecia.

Desde a espectacular arte urbana (umas escondidas e outras promovidas pela cidade) aos quiosques e cafés cheios de turistas e locais, passando por uma rápida escuta de um guia turístico a contar a história desta magnífica cidade e os artistas de rua que actuavam ao longo do rio Tejo, tudo nos encantava. Não deve haver muitas ruas de Lisboa por onde não tivéssemos passado, fotografado e pelas quais não nos tivéssemos apaixonado. 

Ao longo do tempo tive a sorte de conhecer e interagir com muitos portugueses. Apesar da barreira linguística, consigo comunicar com um casal que mora no mesmo andar que eu, no prédio ao lado. À janela, ao cruzarmos os nossos olhares, damos o nosso melhor para nos cumprimentarmos, perguntar como vão as coisas e comentar o estado do tempo. Afinal, são celebridades locais. Quem diria.

Depois houve a senhora idosa que me parou, numa das íngremes calçadas de Lisboa e que, referindo-me a sua deficiência visual e segurando-se no meu braço, me pediu ajuda para atravessar a rua.

Desenvolvemos empatia com os donos, pai e filho, da nossa casa de bifanas favorita. Eu dizia frequentemente ao pai que ele fazia as melhores sandes de ovo da cidade. Ele ficava radiante. Quando ele adoeceu e acabou por falecer chorámo-lo com o seu filho e fizemos o que pudemos, oferecendo todo o nosso apoio.

Estas e dezenas de outras experiências, tocaram-me profundamente, penetrando o meu ser e influenciando cada momento da minha vida.

Lisboa está em mim! Isso não foi algo que eu pudesse prever; simplesmente apaixonei-me.

É verdade, eu não cresci aqui e ainda luto com o idioma. Mas, a fabulosa luz de Lisboa; a beleza e o contraste do antigo e do novo; a diversidade; o óbvio deleite de alguém local quando lhe respondo à sua pergunta sobre como gosto da cidade; os restaurantes acolhedores que me impressionam; o orgulho dos pequenos empresários; o fado nas ruas e a incrível simpatia das gentes, dão-me imenso prazer em dizer que, embora nunca seja nativa, sou – por completo –, uma lisboeta.

Lisboa em Nós de Evanne Schmarder
Mini apresentaçãoApós 18 anos a morar numa auto-caravana e a viajar pelos EUA, esta rapariga da Califórnia, mudou-se, com o seu marido de há mais de 30 anos, para a sua adorável Lisboa. Ela é fundadora e editora da premiada publicação gratuita Relish Portugal, revista de culinária e cultura em língua inglesa dedicada aos amantes de Portugal em todo o mundo.
Um local inspiradorO Jardim da Estrela para um piquenique ou esplanada de quiosque e observar as pessoas e a vida local.
Uma visita imperdívelQualquer exposição do Museu de Lisboa, no Torreão Poente da Praça do Comércio.
Água na boca com…Bifana com mostarda e piri-piri no Triângulo da Ribeira, de preferência ombro a ombro ao pequeno balcão.
Uma música…Balancê da Sara Tavares
Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eight − eight =