Lisboa em Nós de Isa Silva

Lisboa em Nós de Isa Silva. Esta artista visual conta-nos como a sua condição de artista e urban sketcher a leva a reparar e a descobrir os muitos pormenores, cantos e recantos desta “saborosa” Lisboa de que tanto gosta.
Home » Lisboa em Nós de Isa Silva

Hoje trazemos-lhe o testemunho de uma artista visual que, com olhar atento, regista a cidade através do desenho. Em Lisboa em Nós de Isa Silva, conta-nos como a sua condição de artista e urban sketcher a leva a reparar e a descobrir os muitos pormenores, cantos e recantos desta “saborosa” Lisboa de que tanto gosta.

Se me perguntarem o que tem Lisboa que eu tanto gosto respondo de imediato: a luz e as cores.

Sou artista visual e tudo que seja imagem e criatividade fascina-me e deixa-me alerta. E Lisboa tem muito, muito para se descobrir. É uma cidade muito desenhável, muito fotografável, muito “historicável”, muito cativante, muito saborosa!

São os cantos e recantos de uma cidade que se enamora por um rio que a refresca de dia e a abraça de noite. Essa mistura resulta num casamento de emoções e sensibilidades que já deu origem a tanta arte e quando falo de arte falo de música, gastronomia, pintura, escultura, escrita, joalharia, artes manuais e tanto, tanto mais!

Esta cidade em forma de concha, onde gosto de me “perder” a descobri-la seja por desenho, seja por fotografia. Por vezes, fico simplesmente parada a ouvir a vida a passar. Tão caricata, estilosa e tradicional.

Acompanhei o envelhecimento e abandono da cidade nos anos 80 e 90 do século passado para, numa década mais tarde e com o aumento do turismo, presenciar a sua reinvenção numa cidade moderna sem contudo perder a sua tradicionalidade. Confesso que o meu único receio é que perca a sua identidade. Mas ao mesmo tempo, tenho esperança que isso não aconteça porque perderíamos tanto…

Registos da Cidade

Sendo ilustradora (entre outras coisas) e Urban Sketcher (desenhadora do quotidiano), registo e descubro a cidade de uma maneira diferente. O registo em desenho obriga-nos a reparar em coisas que de outra maneira não reparamos. Dá-nos tempo, temos tempo para desfrutar do que vemos seja um pequeno pormenor numa porta como o conjunto geral.

Gosto particularmente de janelas e portas e Lisboa tem um catálogo tão vasto que nos surpreende.

Lisboa é uma cidade de contrastes onde o antigo se encaixa no novo, onde a história de séculos surpreende quem a descobre, onde a comida leva aos 4 cantos do mundo num subir e descer de escadarias estreitas ou de ruas amplas, onde a mais pequena obra de arte pintada na parede mede forças com o mais monumental dos edifícios icónicos… Gosto da chamada Arte Urbana. A cidade é uma galeria a céu aberto e muitas dessas obras conseguem ser vistas a partir dos mais conhecidos miradouros da cidade. Um dos meus trabalhos (o maior em área) está no Largo de Sapadores, mesmo à porta do bairro da Graça e surgiu em sequência do meu projecto de pintura Square Faces.

É uma cidade enigmática mas misteriosamente reveladora.

Basta viajarem no eléctrico 28 em todo o seu percurso para perceberem isto tudo que falo…

Lisboa em Nós de Isa Silva
Mini apresentaçãoNasci em Lisboa no verão de 1966 e desde então a imaginação e criatividade nunca mais me largou. Trabalho em ilustração, design gráfico e pintura (entre outras coisas). Conjugo estas paixões com a fotografia e a escrita. Participei em várias exposições colectivas e individuais e tenho alguns livros publicados.
Em 2013 criei o meu projecto de pintura mais conhecido, Square Faces, e fui autora e figurinista teatral com uma peça para a infância.Um ano mais tarde, estreei-me na arte urbana.
Faço parte dos Urban Sketchers Portugal desde 2010.
Um local inspiradorÀ beira rio no final do dia
Uma visita imperdívelO miradouro de Nossa Senhora do Monte ou o topo de São Vicente de Fora
Água na boca com…Bacalhau à Brás, Bifana, Pastel de Nata
Uma música…Lisboa de Melody Gardot (esta cantora/compositora é super fã de Lisboa e vem muitas vezes à cidade)

Conheça o trabalho de Isa Silva no seu website e no instagram.
Fotografia de capa da autoria da nossa convidada de Lisboa em Nós, Ryoko Inamura.

Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Recommended Posts