Hoje partilhamos a história de uma apaixonada por Lisboa que considera que este sentimento, em última instância, se pode justificar com a possibilidade de “ter sido portuguesa na vida anterior”. Em Lisboa em Nós de Monika Wtulich, esta guia turística revela-nos a sua visão sobre a capital portuguesa e a sua preocupação em promover um turismo “respeitoso e ético”.
Foi amor à primeira vista
A minha relação com Lisboa começou há muito tempo, em 2004, quando vim pela primeira vez para estudar. Desde aquele momento nunca mais nos separámos. Na verdade, a minha afeição pela cidade foi crescendo, cada vez mais, como se fosse uma semente plantada dentro de mim. O ambiente excepcional deste lugar atraiu-me tanto que um dia entendi que não podia viver mais sem Lisboa. Por fim, decidi deixar a minha vida em Varsóvia, e estabelecer-me nesta cidade.
Turismo com respeito
A minha própria missão como guia da cidade de Lisboa é fazer um turismo respeitoso e ético. Ao mesmo tempo, pretendo espalhar o meu amor por Lisboa entre os turistas – os meus hóspedes polacos.
Para mim Lisboa parece pendurada entre o passado e o presente. Dá a impressão que o tempo passa mais devagar aqui, em comparação com outras cidades. Com o meu modelo de trabalho pretendo contribuir para a preservação da alma de Lisboa, especialmente nos seus bairros históricos, cujos sabores, sons e cheiros autênticos tornam Lisboa um lugar único.
A última década viu Lisboa inundada de viajantes de todo o mundo. A capital portuguesa ficou “na moda”. Foi reconhecida como um dos destinos de fim-de-semana mais desejados por estrangeiros. Infelizmente, o excesso de turismo a longo prazo não serve a ninguém. Prejudica tanto as culturas locais quanto as próprias experiências dos viajantes. Viajar é um privilégio e ninguém deve ser desencorajado de explorar o mundo, mas cada um de nós pode sempre ser um turista melhor.
A minha ideia é encorajar os meus hóspedes a tratarem Lisboa como a sua própria casa e os seus cidadãos como seus vizinhos, ou seja, com todo o respeito. Lisboa deve o seu encanto em grande parte à sua gente, tradições e costumes locais. Esse tipo de beleza é único, mas muito frágil ao mesmo tempo, por isso deve ser tratado com muito cuidado. É por isso que a minha empresa oferece apenas dois tipos de passeios: individuais e em pequenos grupos, o que nos permite ser quase invisíveis para os lisboetas e cria espaço para discussões em grupo.
Contar histórias, storytelling, e caminhos “fora dos roteiros” são os principais ingredientes dos meus passeios com turistas. Interessantes factos históricos, mitos e lendas, as anedotas são as principais especiarias. Adoro passear especialmente com as crianças, pois a sua percepção do mundo, a sua curiosidade e a sua imaginação são simplesmente incríveis. No trabalho procuro sempre apoiar os pequenos negócios locais, onde se podem provar sabores típicos portugueses ou ouvir fado.
Através da lente da câmera
Sempre que caminho sozinha por Lisboa, filtro a cidade através da lente da minha câmera. Sempre adorei tirar fotos, desde que me lembro é a minha grande paixão. As cores, os detalhes, os azulejos, a street art de qualquer tipo, as pessoas e o seu quotidiano… poderia enumerar infinitamente. Cada pequena coisa inspira-me em Lisboa. Encontro beleza em cada pátio caótico ou retalhos de parede. Lisboa nunca foi aborrecida. Todos os dias eu descubro a cidade novamente, como se a visse pela primeira vez. Sou capaz de andar na mesma rua pela centésima vez, e mesmo assim encontrar algo novo e surpreendente para capturar.
Lisboa em Nós de Monika Wtulich | |
---|---|
Mini apresentação | Nasceu na Polónia. Vive em Lisboa, no total, há 6 anos. Quando não consegue encontrar nenhuma explicação razoável para a sua paixão por Lisboa, diz que tem de ter sido portuguesa na vida anterior. Proprietária de Sekrety Lizbony – uma empresa que oferece passeios individuais e em grupos pequenos para turistas que falam polaco. Os passeios realizam-se com todo o respeito pelos cidadãos de Lisboa e as suas tradições. Formada na área de Relações Internacionais, Cultura da América Latina, Comunicação de Marketing. Fotógrafa Siga o seu trabalho: Fotografias e blogue pessoal |
Um local inspirador | O bairro mais antigo – Alfama, com o seu labirinto das ruas, becos, calçadas, escadinhas, pátios… e com o seu ambiente autêntico. |
Uma visita imperdível | Tapada das Necessidades |
Água na boca com… | Um pastel de Alfama e na verdade com cada coisa doce feita pelo Federico na pastelaria dele em Alfama – Alfama Doce. |
Uma música… | Reserva pra dois de Branko & Mayra Andrade |
A versão em polaco pode ser lida aqui. 🙂
Não perca os nossos artigos | Subscreva |
O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.
Ajude-nos a manter o projecto vivo!
Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!
• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!