Quando se fala em Render Solene da Guarda, o de Londres, entre outros, é sem dúvida o mais popular. Mas sabia que em Lisboa também se pode assistir a um espectacular Render Solene da Guarda?
Lisboa encanta os seus visitantes com a sua história, os seus bairros típicos, os miradouros de deslumbrantes vistas e ainda a sua irresistível gastronomia lisboeta. Mas é aqui que se pode ter a oportunidade de apreciar um dos mais extraordinários e aparatosos Renderes Solene da Guarda e presenciar a exibição, única no mundo, da Charanga a Cavalo.
Render Solene da Guarda
Esta cerimónia de grande simbolismo e tradição, considerada uma das mais belas cerimónias militares, é realizada uma vez por mês, sempre ao terceiro domingo, às 11 horas da manhã (em ponto!), no exterior do Palácio Nacional de Belém, residência oficial de Sua Excelência o Presidente da República.
A responsabilidade de toda a cerimónia do Render Solene da Guarda é da Guarda Nacional Republicana, mais precisamente o Esquadrão Presidencial da Unidade de Segurança e Honras de Estado. São estes os militares que garantem a segurança permanente do Palácio e prestam honras militares não só ao Presidente da República, mas também a Embaixadores e a Chefes de Estado que visitam Portugal.
Para além dos militares do Esquadrão Presidencial, participam a Banda Marcial e Fanfarra da GNR, um Pelotão a Cavalo que escolta o Portador do Santo-e-Senha (palavras de código para a Guarda), a Charanga a Cavalo e os Binómios Cinotécnicos, totalizando 160 militares.
Desde 1912 que a GNR tem à sua responsabilidade a segurança do Palácio de Belém, mas é apenas a partir de 1969 que esta rendição honorífica das guardas ao palácio é realizada no seu exterior. O seu início é marcado pelo toque de “Entradas Régias”, executado por um terno de clarins na varanda do jardim do Palácio.
Seguidamente as Guardas, a que vai ser rendida e a que rende, marcham respectivamente do interior do Palácio e da zona do Mosteiro dos Jerónimos até à frontaria do Palácio de Belém.
Aqui o público assiste a vários momentos simbólicos: antes das Saudações entre as Guardas, é executado o “Toque do Presidente” e o Hino Nacional pela Banda, de seguida dá-se a Transmissão de Ordens entre os Comandantes e a Rendição do Turno de Sentinelas.
Após serem rendidas as sentinelas surge a Charanga a Cavalo antecedendo o Pelotão de Escolta a Cavalo ao Portador do Santo-e-Senha. O cavaleiro portador do Santo-e-Senha entra no Palácio para fazer a entrega das palavras de código que vão ser usadas pela Guarda que entra de serviço, enquanto no exterior acontece um dos momentos mais altos desta cerimónia, o Brinco da Banda que consiste num cerimonial de som e movimento executado pela Banda e Fanfarra.
Após a exibição musical, o Portador do Santo-e-Senha abandona o local da cerimónia, escoltado pelo Pelotão a Cavalo antecedido pela Charanga a Cavalo.
O público ainda presencia a Integração do Turno de Sentinelas rendidas, a organização da Guarda por Esquadras e as Saudações Finais entre as Guardas.
A cerimónia termina com a saída da Guarda rendida a marchar em direcção ao Mosteiro dos Jerónimos e a entrada da Guarda em serviço para o Palácio.
O espectáculo não ficou por aqui!
O mais impressionante ainda vai começar.
Exibição Única no Mundo da Charanga a Cavalo
O público é convidado a deslocar-se ao Jardim Vieira Portuense, bem perto do Palácio de Belém, para assistir à actuação da Charanga a Cavalo.
Este agrupamento musical surgiu nos anos 40 do séc. XX e foi no Tattoo Luso Britânico, em 1957, aquando da visita da Rainha Isabel II de Inglaterra que impressionou toda a assistência, ganhando desde então um elevado prestígio.
Para além de estar presente em cerimónias militares nacionais, internacionais e de Honras de Estado, também participa em festividades religiosas, como a Procissão de Nossa Senhora da Saúde e ainda em festivais equestres pelo mundo.
Esta formação é liderada pelo Mestre-Clarim (o Maestro), o militar mais graduado da Charanga e compete-lhe, entre outras responsabilidades, a maior parte dos arranjos musicais.
O Mestre Clarim dirige a performance da Charanga que é constituída pelos timbaleiros, filas-guias e músicos, montados em cavalos ruços e malhados.
Os filas-guias têm um papel particularmente importante; são eles que guiam os cavalos dos músicos executantes, principalmente nos movimentos em carrossel, para que estes se possam concentrar na sua exibição musical.
O repertório inclui marchas militares, músicas ligeiras e clássicas e os instrumentos utilizados são de sopro e de percussão, com a particularidade de poderem ser tocados com apenas uma mão, libertando a outra para as rédeas.
Os cavalos são de raça lusitana que segundo os entendidos são a chave do sucesso da Charanga, devido ao seu temperamento particularmente dócil e que, graças à sua capacidade de concentração dos andamentos, particular serenidade e fácil entrega à vontade do cavaleiro muito facilita o trabalho dos músicos.
É de referir que para além de os militares se apresentarem engalanados, os cavalos também são embelezados com ornamentos específicos, crinas entrançadas e na garupa é feito um desenho de xadrez, um dos elementos seculares da Cavalaria em Portugal.
Falta-nos salientar o aspecto que mais caracteriza e diferencia esta Charanga: É a ÚNICA NO MUNDO que executa trechos musicais a galope. Não Perca!
Não perca os nossos artigos | Subscreva |
Sugestões para um Programa Alargado
Temos várias sugestões de visitas ligadas à própria Guarda Nacional Republicana e à zona de Belém onde o Render Solene da Guarda é realizado:
Ficou impressionado com a actuação dos guardas e reparou no seu peculiar fardamento? Ou nos seus instrumentos musicais? Pode saber mais sobre a Guarda Nacional Republicana e a sua história que está intrinsecamente ligada à História de Portugal e de Lisboa, no Museu da GNR, no Largo do Carmo.
Uma vez que se encontra na zona de Belém, sugerimos que visite o Mosteiro de Jerónimos e que observe o túmulo de Luís de Camões. O artigo da getLISBON sobre este importante poeta português propõe-lhe uma forma muito particular de o conhecer. Confira!
Se estiver com crianças pode levá-las até ao Parque Recreativo dos Moinhos de Santana para despender um pouco as suas energias e aproveitar as vistas da zona ocidental de Lisboa junto aos dois moinhos do séc. XVIII.
Por fim não pode deixar de se deliciar com os famosos pastéis de Belém! ☺
Aprenda a fazer o famoso pastel de nata numa aula de culinária com chefs profissionais. Inscreva-se já!
O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.
Ajude-nos a manter o projecto vivo!
Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!
• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!