Placa toponímica da Rua de Júlio de Andrade. Uma das Mais Belas Ruas de Lisboa.

Uma das Mais Belas Ruas de Lisboa

Uma das mais belas ruas de Lisboa leva-nos ao surpreendente Jardim do Torel. Data do século XIX, é pequena, discreta e tem de seu nome Júlio de Andrade.

Mas quem foi Júlio de Andrade? Para além de lhe dar nome, qual a sua ligação com esta artéria considerada uma das mais belas ruas de Lisboa?

Vamos indagar!

Júlio de Andrade, um rico banqueiro da alta burguesia da Lisboa do século XIX, deixou a sua marca tanto pela opção estética dos palacetes que aqui construiu, como pela implementação de um curioso equipamento urbano que lhe revelamos no artigo Os Fontanários-Bebedouro da Sociedade Protectora dos Animais.

Uma das Mais Belas Ruas de Lisboa

Rua de Júlio de Andrade
Rua de Júlio de Andrade

A Rua de Júlio de Andrade situa-se na Colina de Santana e liga o Jardim do Torel ao Campo dos Mártires da Pátria.

O lado ímpar da rua conta apenas com três palacetes, os mais antigos, mais bem situados e mais grandiosos. Todos eles pertencentes à família de Júlio de Andrade, os primeiros a ocupar estes terrenos.

Mas o lado par não é menos impressionante, com as suas moradias de gosto ecléctico, rodeadas por elegantes e harmoniosos jardins.

A rua é muito arborizada com árvores de folha caduca que no Inverno nos permitem apreciar melhor a arquitectura e no Verão constituem uma espécie de corredor fresco até chegarmos ao Jardim do Torel.

Conhecida como a Riviera de Lisboa, é uma artéria que vale a pena conhecer com detalhe e sem dúvida uma das mais belas ruas de Lisboa.



O nº 7 e a Casa dos Espíritos

O nº 7 da Rua de Júlio de Andrade

Ao entrarmos na rua pelo lado do Campo dos Mártires da Pátria encontramos no nº 7 o primeiro palacete que tem uma história muito particular.

Aqui foi gravado, em 1993, parte do filme de grande sucesso, A Casa dos Espíritos baseado na obra literária do mesmo nome, de Isabel Allende, e protagonizado por Meryl Streep e Jeremy Irons. O pavimento foi nessa altura coberto com terra para simular tempos mais remotos, mas a rua é perfeitamente reconhecível, assim como a casa senhorial da infância da protagonista.

Reveja o filme e identifique este e muitos outros locais de Lisboa.

Projectado pelo arquitecto italiano Sebastião Locati, era a residência do irmão de Júlio de Andrade, Alfredo de Andrade, pintor e arquitecto de escola italiana, responsável pela organização paisagística desta rua.

O Palacete Virtus no nº 5

O Palacete Virtus no nº 5, Rua de Júlio de Andrade

Também de risco italiano, desta vez do arquitecto César Janz, posteriormente alterada por Norte Júnior, esta bela moradia foi residência do próprio Júlio de Andrade.

Na sua fachada pode observar um dos raros exemplares de composições de mosaico italiano existentes em Lisboa. Atente no brilho e na vivacidade das cores deste magnífico painel.

Este palacete teve já diversas utilizações. Por aqui passaram a sede da agência noticiosa ANOP, mais tarde da LUSA e o CENJOR, um centro de formação de jornalistas.

Foi recentemente restaurado e é hoje um espaço requintado destinado à realização de todo o tipo de eventos, estando o catering assegurado pela conceituada Casa da Comida.

O Nº 3 e a Xuventude da Galiza

Palacete no Nº 3 da Rua de Júlio de Andrade

Este magnífico palacete pertenceu à irmã de Júlio de Andrade, Guilhermina Bastos. Foi, como o primeiro, projectado pelo arquitecto Sebastião Locati e constitui mais um belo exemplar do gosto ecléctico do século XIX.

Nos anos 70, após muitos anos de abandono, foi ocupado pelo Infantário Popular Ribeiro dos Santos. Esta instituição, mais tarde detentora do estatuto de utilidade pública, propunha-se pagar renda ao proprietário Manuel Bulhosa. Contudo, este obrigou o infantário a sair, doando o edifício para sede da Xuventude da Galiza, instituição que ainda hoje ocupa esta moradia.

Nas antigas garagens, transformadas em refeitório no tempo do infantário, funciona hoje um restaurante. Para além da magnífica vista que oferece tem outra particularidade, é um dos últimos espaços de restauração de Lisboa que ainda conserva privados. Ou seja, espaços de refeição divididos por separadores de madeira que permitem isolamento e privacidade em relação à mais ampla sala de refeições. Sem dúvida um espaço a visitar.

Não perca os nossos artigos | Subscreva

Nº 1, Jardim do Torel

Vista dos palacetes a partir do Jardim do Torel

O nº 1 da Rua de Júlio de Andrade corresponde à entrada do Jardim do Torel, onde será recebido por uma surpreendente egípcia. Entre e desfrute das espreguiçadeiras e da magnífica vista sobre Lisboa. Dali se avistam ainda as impressionantes traseiras dos belíssimos palacetes de que lhe falámos, vale a pena olhar!

Faça uma visita guiada às zonas históricas de Lisboa e conheça locais imperdíveis desta magnífica cidade.


O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.
Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!

Scroll to Top