fbpx
Lisboa em Nós de Gracinda Gomes. Imagem de fundo: obra de arte urbana de Styler

Lisboa em Nós de Gracinda Gomes

Dando continuidade à nossa nova rubrica, hoje publicamos o texto Lisboa em Nós de Gracinda Gomes, co-autora da getLISBON, que nos revela o seu percurso e como é que a sua conexão com a cidade se estabeleceu.

Sem darmos conta, a vida dá muitas voltas. Foram estas que me trouxeram a Lisboa, com a qual estabeleci uma forte ligação. E é isto que hoje partilho convosco neste pequeno texto.

17 de Setembro de 1985 foi o dia em que aterrei em Lisboa após uma longa viagem vinda de Macau, um território cujos destinos foram traçados por Portugal durante mais de 450 anos.

A imagem que mais me marcou nesse dia foi a de ser recebida no aeroporto por um grupo de amigos conterrâneos, que tinha tomado a dianteira na aventura de abrir novos horizontes em Portugal. Foi uma sensação de segurança e tranquilidade ao ser amparada num meio estranho, embora Lisboa não me fosse totalmente desconhecida.

Encontrei uma cidade um pouco triste, degradada, lenta, muito burocrática e fechada…

Lembro-me das longas filas que se faziam mensalmente para carregar o passe de transportes públicos; da complexidade burocrática dos serviços bancários; e até da pouca variedade de produtos nos supermercados, aliás, eram na maioria minimercados ou mercearias… 

Mas, também encontrei clima e gastronomia fantásticos, pessoas e perspectivas diferentes, novos conhecimentos, aprendizagens e experiências diversas…

Ir ao cinema era um dos meus passatempos favoritos. Recordo-me das inúmeras salas de cinema que existiam na cidade. As de menor dimensão como o City, Nimas ou Londres eram as que mais frequentava, mas infelizmente a maioria já se encontra desaparecida.

Apesar do passado multicultural de Lisboa, havia muita estranheza, curiosidade e desconhecimento em relação aos que vinham do oriente como eu.

Considerar-me e ser considerada estrangeira no meu próprio país não foi fácil. Foram precisos anos de adaptação, de convivência e de aprendizagem para sentir verdadeiramente a cidade a que escolhi pertencer, a sua história e cultura, os seus hábitos e tradições, as suas músicas e as suas gentes…

A Teresa foi a pessoa que me agudizou a vontade de saber mais sobre Lisboa, com as histórias e curiosidades que me ia contando ao longo de anos de amizade. Em 2017 abraçámos, em conjunto, o desafiante projecto getLISBON que me permitiu conhecer Lisboa de uma forma mais profunda e aprender a admirar cada vez mais o seu valioso património.

Falta-me referir as gentes carinhosas, prestáveis, amigas que aqui encontrei. Saber que posso contar com elas, num meio que já não me é estranho, é uma sensação de segurança, tranquilidade e muita gratidão.

Hoje, passadas mais de três décadas, sou testemunha da enorme transformação que Lisboa sofreu. A cidade está luminosa, organizada, viva, com uma beleza extraordinária. Cada vez mais amiga do ambiente, sofisticada o suficiente mas sem o rebuliço demasiado de outras capitais… e agora sim, multicultural.

Agora apenas sou estrangeira quando frequento zonas históricas inundadas de turistas (que este cenário regresse rapidamente), onde naturalmente sou confundida. 😉

Em 7 Sinais de Macau em Lisboa pode conhecer um pouco mais sobre as minhas origens e de uma forma interessante observar a ligação entre as duas cidades.

Lisboa em Nós de Gracinda Gomes
Mini apresentaçãoNascida em 1965, no ano de Serpente de Madeira. Co-fundadora da getLISBON. Designer gráfica. Praticante de yoga. Adora viajar e gosta particularmente de contemplar as cidades que visita a partir do rio ou do mar (quando se aplica) 😉
Um local inspiradorMiradouro da Ponte Vasco da Gama
Uma visita imperdívelCasa do Alentejo
Água na boca com…Pão de deus com manteiga
Uma música…Para Sempre dos Xutos & Pontapés

Imagem de fundo da capa: obra de arte urbana de Styler.

Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.
Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!

Scroll to Top