Lisboa em Nós

Lisboa em Nós de Gracinda Gomes

Fevereiro 17, 2021 getLISBON 0Comment
Home | Lisboa em Nós | Lisboa em Nós de Gracinda Gomes

Dando continuidade à nossa nova rubrica, hoje publicamos o texto Lisboa em Nós de Gracinda Gomes, co-autora da getLISBON, que nos revela o seu percurso e como é que a sua conexão com a cidade se estabeleceu.

Sem darmos conta, a vida dá muitas voltas. Foram estas que me trouxeram a Lisboa, com a qual estabeleci uma forte ligação. E é isto que hoje partilho convosco neste pequeno texto.

17 de Setembro de 1985 foi o dia em que aterrei em Lisboa após uma longa viagem vinda de Macau, um território cujos destinos foram traçados por Portugal durante mais de 450 anos.

A imagem que mais me marcou nesse dia foi a de ser recebida no aeroporto por um grupo de amigos conterrâneos, que tinha tomado a dianteira na aventura de abrir novos horizontes em Portugal. Foi uma sensação de segurança e tranquilidade ao ser amparada num meio estranho, embora Lisboa não me fosse totalmente desconhecida.

Encontrei uma cidade um pouco triste, degradada, lenta, muito burocrática e fechada…

Lembro-me das longas filas que se faziam mensalmente para carregar o passe de transportes públicos; da complexidade burocrática dos serviços bancários; e até da pouca variedade de produtos nos supermercados, aliás, eram na maioria minimercados ou mercearias… 

Mas, também encontrei clima e gastronomia fantásticos, pessoas e perspectivas diferentes, novos conhecimentos, aprendizagens e experiências diversas…

Ir ao cinema era um dos meus passatempos favoritos. Recordo-me das inúmeras salas de cinema que existiam na cidade. As de menor dimensão como o City, Nimas ou Londres eram as que mais frequentava, mas infelizmente a maioria já se encontra desaparecida.

Apesar do passado multicultural de Lisboa, havia muita estranheza, curiosidade e desconhecimento em relação aos que vinham do oriente como eu.

Considerar-me e ser considerada estrangeira no meu próprio país não foi fácil. Foram precisos anos de adaptação, de convivência e de aprendizagem para sentir verdadeiramente a cidade a que escolhi pertencer, a sua história e cultura, os seus hábitos e tradições, as suas músicas e as suas gentes…

A Teresa foi a pessoa que me agudizou a vontade de saber mais sobre Lisboa, com as histórias e curiosidades que me ia contando ao longo de anos de amizade. Em 2017 abraçámos, em conjunto, o desafiante projecto getLISBON que me permitiu conhecer Lisboa de uma forma mais profunda e aprender a admirar cada vez mais o seu valioso património.

Falta-me referir as gentes carinhosas, prestáveis, amigas que aqui encontrei. Saber que posso contar com elas, num meio que já não me é estranho, é uma sensação de segurança, tranquilidade e muita gratidão.

Hoje, passadas mais de três décadas, sou testemunha da enorme transformação que Lisboa sofreu. A cidade está luminosa, organizada, viva, com uma beleza extraordinária. Cada vez mais amiga do ambiente, sofisticada o suficiente mas sem o rebuliço demasiado de outras capitais… e agora sim, multicultural.

Agora apenas sou estrangeira quando frequento zonas históricas inundadas de turistas (que este cenário regresse rapidamente), onde naturalmente sou confundida. 😉

Em 7 Sinais de Macau em Lisboa pode conhecer um pouco mais sobre as minhas origens e de uma forma interessante observar a ligação entre as duas cidades.

Lisboa vista do Tejo

Lisboa vista do Tejo

Lisboa vista do Tejo

Calçada portuguesa

Detalhe surpreendente na calçada portuguesa

Detalhe surpreendente na calçada portuguesa

Miradouro da Ponte Vasco da Gama

Local inspirador: Miradouro da Ponte Vasco da Gama

Local inspirador: Miradouro da Ponte Vasco da Gama

Um pormenor com arte

Um pormenor com arte

Um pormenor com arte

Praça do Comércio

Praça do Comércio uma porta aberta ao mundo

Praça do Comércio uma porta aberta ao mundo

previous arrow
next arrow
Slider
Lisboa em Nós de Gracinda Gomes
Mini apresentaçãoNascida em 1965, no ano de Serpente de Madeira. Co-fundadora da getLISBON. Designer gráfica. Praticante de yoga. Adora viajar e gosta particularmente de contemplar as cidades que visita a partir do rio ou do mar (quando se aplica) 😉
Um local inspiradorMiradouro da Ponte Vasco da Gama
Uma visita imperdívelCasa do Alentejo
Água na boca com…Pão de deus com manteiga
Uma música…Para Sempre dos Xutos & Pontapés

Imagem de fundo da capa: obra de arte urbana de Styler.

Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × 1 =