Maio 23, 2018 getLISBON 2Comment

Todos os anos com a aproximação do Verão surgem redes penduradas com moluscos gastrópodes à porta de alguns restaurantes. Estes anunciam o regresso de um dos petiscos mais apreciados pelos portugueses, os caracóis e as caracoletas. Por isso preparámos 5 sugestões onde comer caracóis para apresentar aos nossos leitores.

Esta iguaria aparece com a estação quente do ano e é com o final desta que ela, infelizmente, acaba. Uma das combinações que os lisboetas mais gostam, é sem dúvida, comer um pratinho de caracóis acompanhado de uma imperial após um dia bem passado na praia.

Sugerimos a leitura do nosso artigo sobre os Sabores Tradicionais de Lisboa que o elucida quanto à origem dos pratos típicos lisboetas.

O que Há para Dizer sobre os Caracóis?

Sabe-se que desde a época do Império Romano que os caracóis eram consumidos, com mais ênfase nas zonas onde são actualmente a Península Ibérica e a França. Mas ao que parece o seu consumo remonta ao tempo dos nossos antepassados recolectores.

Hoje em dia, este molusco faz parte da gastronomia de muitas zonas da Europa, como os mundialmente conhecidos escargots assados, da cozinha francesa.

Cá em Portugal, esta iguaria é mais apreciada no centro e sul, com preferência pelos caracóis mais pequenos. Estes são cozinhados em lume brando com sal e muitos orégãos. Depois, a cozedura é finalizada num caldo composto por cebola, louro, alho, vinho branco e azeite. Há quem junte um pouco de chouriço e malagueta para que o sabor fique ainda mais apurado.

Um prato de saborosos caracóis
Saborosos caracóis

As caracoletas são de dimensão maior e são assadas com sal e servidas com um molho, normalmente de mostarda.

Estas especialidades sazonais fazem parte de uma grande lista de petiscos tradicionais que são servidos todo o ano em restaurantes típicos. Quando for provar os caracóis pode optar por dose mais pequena servida num pratinho ou dose maior numa travessa de inox.

Não se usam talheres os caracóis são retirados da casca com a ajuda de um palito ou de um palito metálico, no caso das caracoletas.

Pode ficar descansado que os caracóis constituem um alimento saudável, pois são ricos em proteínas e pobres em gorduras e calorias. Sais minerais como magnésio, ferro, zinco e cobre são também seus componentes.

Apenas uma ADVERTÊNCIA! Alimento saudável no que se refere apenas aos caracóis, sem contar com o caldo que os cozeu. Compreendemos que há quem não resista em molhar o pão nesse molho delicioso. 🙂

5 Sugestões Onde Comer Caracóis

Nesta época, em Lisboa, encontra muitos restaurantes tradicionais ou cervejarias onde consegue saborear esta fabulosa iguaria. Basta ficar atento aos pequenos cartazes improvisados à porta ou nas suas montras. Não podemos jurar mas temos quase a certeza que todos os restaurantes confeccionam bem esta especialidade tão típica.

Cartaz improvisado “Há Caracóis”
Cartaz Improvisado “Há Caracóis”

No entanto, temos 5 sugestões onde comer caracóis. São restaurantes de gastronomia portuguesa e em todos eles pode apreciar para além de caracóis e caracoletas, pratos tradicionais e/ou petiscos, como por exemplo: enchidos assados, moelas, pica-pau, amêijoas à Bulhão Pato, que também não deve perder.

Pomar de Alvalade

Este restaurante fica, como o nome indica, em Alvalade, na zona das Avenidas Novas. É um restaurante de pequena dimensão, de ambiente simples e caseiro mas serve pratos de gastronomia tipicamente portuguesa, bem confeccionados.

Quando a época dos caracóis chega, este passa a ser um dos petiscos mais procurados deste restaurante, para não falarmos das caracoletas assadas com um molho fabuloso.

Aconselhamos que faça reserva para não ter de ficar na fila.

Morada: Rua Marquesa de Alorna, 21 C, Alvalade, Lisboa

 

Restaurante Cervejaria “O Filho do Menino Júlio dos Caracóis”

Conhecido por Júlio dos Caracóis, é sem dúvida uma referência. Situado em Marvila, na Zona Oriental de Lisboa, é um restaurante de grande dimensão, com bastantes lugares mas não significa que não haja fila de espera.

No Verão é impressionante o número de pessoas que para lá se deslocam à procura deste petisco, tanto para comer no restaurante como para levar.

Morada: Rua Vale Formoso de Cima, 140 B, Marvila, Lisboa

 

Restaurante Varanda Vale Formoso

Muitas pessoas ficaram a conhecer este restaurante pela proximidade com o Júlio dos Caracóis. Localizados na mesma rua, quase em frente um do outro. Os caracóis do Varanda Vale Formoso são igualmente muito procurados.

Aconselhamos a reserva de mesa pois o restaurante não é muito grande e é bastante concorrido.

Morada: Rua do Vale Formoso de Cima, 113 B, Marvila, Lisboa

 

Prego Lx

Em tempo de calor não há nada mais agradável do que passar o final da tarde a comer caracóis, petiscos ou um prego no pão, numa prazerosa esplanada situada na zona pedonal da Marina Parque das Nações. Este restaurante de estilo contemporâneo, ambiente familiar e simpatia no atendimento serve igualmente saladas, tostas e sandes para completar uma refeição mais ligeira.

Morada: Passeio de Neptuno, 11, Parque das Nações, Lisboa

 

Escondidinho de Cacilhas

Também temos uma sugestão para quem resolver visitar a margem sul. No final da tarde um passeio no Cais do Ginjal para contemplar o Tejo e a maravilhosa vista para a cidade de Lisboa ou após uma visita ao Solar dos Zagallos, só pode culminar em Cacilhas a saborear uns caracóis. Sugerimos o Escondidinho de Cacilhas, um espaço simples e familiar que serve grelhados, pratos típicos e petiscos. Pode escolher estar no interior do restaurante ou na esplanada.

Morada: Largo Alfredo Diniz, 7, Cacilhas, Almada

 

Casa dos Caracóis

Esta sugestão não faz parte das cinco acima apresentadas, pois este estabelecimento funciona apenas como take away, um conceito completamente diferente. Mas não quisemos deixar de o referir, uma vez que já ganhou muita adesão dos amantes de caracóis. O seu serviço rápido e eficiente inclui a venda de caracóis cozinhados em embalagens de vários tamanhos, caracoletas assadas e bebidas. Também é possível adquirir caracóis vivos para preparar em casa.

Morada: Rua de Campolide, 370, Loja BC, Lisboa

Bom apetite!

 

2 thoughts on “Já Chegaram! Temos 5 Sugestões Onde Comer Caracóis

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five + eleven =