Novembro 21, 2018 getLISBON 0Comment

Quando o tempo está mais frio, naturalmente apetece-nos uma bebida quente e reconfortante ao pequeno-almoço ou ao lanche. Lembrámo-nos de lhe falar de três curiosos lusitanismos: galão, meia-de-leite e garoto, três variedades de café com leite que nos aquecem a alma e o coração.

Na actual Lisboa turística e global, as expressões italianas como: cappuccino, latte ou caffè machiatto já pertencem ao menu dos modernos cafés.

Mas nos mais tradicionais ainda permanecem o galão, meia-de-leite e garoto, como formas habituais dos portugueses apreciarem e pedirem um café com leite.

Em Lisboa, desde o séc. XVIII que o café, enquanto bebida e estabelecimento, faz parte da cultura e história desta cidade. É de referir que nos anos 70 do séc. XIX os cafés e restaurantes eram locais de eleição dos intelectuais para as suas tertúlias. Durante todo o séc. XX e mesmo durante a ditadura, os cafés constituíam locais privilegiados de convívio para partilha e desenvolvimento de novas ideias.

Hoje, infelizmente, o número de cafés históricos reduziu-se significativamente. Os mais antigos e conhecidos ainda em funcionamento, localizam-se na Baixa Lisboeta e no Chiado. O Martinho da Arcada, antiga casa de venda de Neve na Praça do Comércio, o Café Nicola e o Café Gelo no Rossio ou na Rua Garrett a Brasileira e a Pastelaria Benard, são alguns dos estabelecimentos muito acarinhados pelos Lisboetas e que os turistas gostam de conhecer.

Uma das boas características desta magnífica cidade das Sete Colinas é facilmente encontrar um café ou pastelaria para se deliciar com um famoso pastel de nata e beber um café expresso.

Mas são o galão, meia-de-leite e garoto que pretendemos dar a conhecer aos estrangeiros que nos visitam, pois são uma curiosa maneira de apreender particularidades da cultura lusa. E saber os termos certos facilita a tarefa do pedido de um café com leite nos muitos estabelecimentos tradicionais.

Galão, Meia-de-Leite e Garoto, 3 Variedades de Café com Leite

Segundo os especialistas, incorporar leite aquecido no café intensifica os sabores, confere textura macia e aveludada, e suaviza o sabor amargo. É por isso que o café adicionado de leite é tão apreciado em todo o mundo.

Em Portugal o galão, meia-de-leite e garoto, são três lusitanismos, sendo o garoto também regionalismo, uma vez que é mais usado na região de Lisboa.

Não se conhece a origem exacta destas designações como referências a diferentes bebidas de café com leite, mas terão surgido apenas no séc. XX.

Vamos, então, perceber a diferença entre o galão, meia-de-leite e garoto.

Galão

Galão, café com leite servido em copo alto

Esta palavra tem vários significados. Para além de medida de capacidade para sólidos e líquidos, usada em países anglo-saxónicos com equivalências variáveis, também é referida como distintivo na manga ou no boné de uniformes ou fardas.

Há quem diga que, a associação do café com leite ao termo galão, tenha a ver com a medida do café usada corresponder à largura do galão de uma farda.

Verdade ou não, o galão é um café com leite servido em copo alto, com uma dose de café expresso e o resto do copo completado de leite quente.

Também pode pedir um galão descafeinado quando a hora já não lhe convier para ingerir cafeína.

Meia-de-leite

Meia-de-leite, café expresso com leite servido em chávena grande

Para quem prefere um sabor mais intenso de café, mas que aprecia igualmente uma textura suave e sedosa que o leite confere, esta é uma boa opção.

Meia-de-leite é um café expresso com leite servido em chávena grande. Comparativamente ao galão, esta leva metade do leite, daí entende-se a sua denominação.

Garoto

Garoto, café com leite servido em chávena pequena

Trata-se de um café com leite servido em chávena pequena.

Esta palavra também quer dizer “rapaz” ou “petiz” o que leva à compreensão da sua designação.

Garoto, para além de ser um lusitanismo é também um regionalismo, pois na cidade do Porto deve-se pedir um “pingo”.

Para terminar este artigo, falta-nos referir o café pingado que não faz parte das três variedades de café com leite atrás mencionado, por ser tão peculiar. Este consiste em colocar uma quantidade muito pequena de leite frio no café expresso. Talvez seja mesmo só para suavizar o amargo… ☺

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × four =