Novembro 11, 2020 getLISBON 0Comment

Neste artigo sobre personalidades homenageadas em arte urbana, trazemos-lhe obras que puseram em evidência figuras e/ou acontecimentos que merecem ser conhecidos. 

A arte urbana tal como outras expressões artísticas constitui, muitas vezes, uma forma de manifesto sobre assuntos que nos tocam como sociedade ou problemas que nos afectam a nível global. 

É nela que também assistimos a tributos a individualidades nacionais e internacionais que, de algum modo, se destacaram em áreas distintas ou que contribuíram com o seu esforço e dedicação para que possamos ter um mundo melhor.

Participe na Lisboa: Tour Arte de Rua e conheça outras obras de arte urbana no centro da cidade. 

Personalidades Homenageadas em Arte Urbana

Vamos, então, conhecer algumas das personalidades homenageadas em arte urbana que se encontram pela cidade de Lisboa.

Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia é o protagonista do mural que pode ser visto no exterior da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Av. de Berna.
Mural 25 de Abril de Frederico Draw, Gonçalo Ribeiro, Add Fuel e Miguel Januário, Av. Berna

Capitão Salgueiro Maia (1944-1992), umas das figuras de destaque da Revolução de 25 de Abril de 1974 que libertou Portugal de 48 anos de regime ditatorial.

É também o protagonista do mural que pode ser visto, desde 2014, no exterior da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Av. de Berna, na zona das Avenidas Novas.

Este trabalho colectivo da plataforma Underdogs envolveu quatro artistas urbanos. Tem como objectivo mostrar as suas interpretações do 25 de Abril e como esta revolução, que não viveram, influenciou as suas vidas.

Frederico Draw retratou Salgueiro Maia, inspirado na imagem captada pelo fotojornalista Alfredo Cunha, no dia decisivo da revolução em pleno Largo do Carmo.

Gonçalo Ribeiro aka Mar encarregou-se do fundo que suporta o Capitão, desenhando os punhos erguidos do povo com as cores que compõem a bandeira portuguesa.

Os padrões que preenchem as espingardas e a farda do capitão, são de Add Fuel que já nos habituou com as suas reinterpretações da azulejaria portuguesa.

Em cada lado do mural está uma peça simbólica de Miguel Januário. A da esquerda remete ao pré-25 de Abril, o escudo envolvido em ossos e correntes. O lado direito mostra um coração e duas G3, com uma inscrição em latim que significa “Ou encontramos uma via, ou fazemos uma”, apelando à necessidade de mudança.

Raoni Metuktire

Retrato do líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, do artista brasileiro Kobra, na Quinta do Marquês de Abrantes em Marvila.
Retrato de Raoni Metuktire do artista Kobra, Marvila

Raoni Metuktire (1932) é a personalidade que o criador brasileiro Kobra trouxe para MURO | Festival de Arte Urbana Lx 2017, na Quinta do Marquês de Abrantes em Marvila.

Saiba mais sobre o Festival e outras obras desta freguesia em Arte Urbana de Marvila.

Este retrato do líder indígena brasileiro, da etnia Caiapó, faz parte de “Etnias – Todos Somos Um” de Kobra. Um projecto que pretende chamar a atenção para a luta que o representante dos povos indígenas tem travado contra a invasão da Amazónia e a importância da preservação dos seus povos e da floresta, sendo esta uma responsabilidade global e não apenas do Brasil.

Nuno Teotónio Pereira e José Cardoso Pires

Tributos ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira de João Samina e ao escritor José Cardoso Pires de  SKRAN, Mercado de Alvalade
Tributos ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira de João Samina e ao escritor José Cardoso Pires de SKRAN, Mercado de Alvalade

No estacionamento do Mercado de Alvalade encontram-se duas personalidades homenageadas em arte urbana, iniciativas da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alvalade.

São duas figuras marcantes em domínios diferentes, mas ambas construíram as suas vivências como moradores nesta freguesia de Lisboa.

Em 2017 teve lugar o tributo ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira (1922-2016). Uma importante figura na sua área, tendo recebido inúmeros prémios, entre os quais os Prémios Valmor de: 1967 com a Torre de Habitação nos Olivais Norte; 1971 com o Edifício Franjinhas, na Rua Braamcamp; e 1975 com o projecto da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Camilo Castelo Branco.  

João Samina retratou Nuno Teotónio Pereira sobre um fundo de formas geométricas de cores cinza, preto e vermelho, solução muito característica deste criador português. 

Em 2018, SKRAN imortalizou José Cardoso Pires num dos muros junto ao mercado, no âmbito da 2ª edição de Alvalade Capital da Leitura, na qual a vida e obra do escritor estiveram em destaque.

Considerado um dos maiores escritores portugueses do séc. XX, sendo O Delfim de 1968 uma das suas obras-primas.

Nelson Mandela

Personalidades Homenageadas em Arte Urbana: mural Nelson Mandela, de Nuno Saraiva; Rua João Soares
Mural Nelson Mandela, de Nuno Saraiva, Rua João Soares

Em 2018, no âmbito da homenagem da Câmara Municipal de Lisboa a Nelson Mandela (1918-2013), foi realizada uma pintura da autoria do ilustrador português Nuno Saraiva em colaboração com vários outros artistas.

Este trabalho situado na Rua João Soares, no Campo Grande, evoca o centenário do nascimento do líder histórico sul-africano e Prémio Nobel da Paz. Mas também sacode a memória colectiva no que respeita aos anos de 1987 e 1989. Datas em que, respectivamente, Portugal votou na ONU contra a resolução para a libertação incondicional de Nelson Mandela e a resolução sobre as crianças vítimas do apartheid na África do Sul. 

Pode ainda ser lida a frase de Mandela “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”, uma exaltação da importância do acesso generalizado à educação que, infelizmente, continua a ser necessário reforçar…

Marielle Franco

Personalidades Homenageadas em Arte Urbana: mural Marielle Franco, de Vhils, Panorâmico de Monsanto
Mural Marielle Franco de Vhils, Panorâmico de Monsanto

A activista brasileira Marielle Franco, defensora dos direitos humanos e vereadora da cidade do Rio de Janeiro, foi brutalmente assassinada em Março de 2018.

Na edição desse mesmo ano do Festival Iminente que teve lugar no Panorâmico de Monsanto, o emblemático artista português Vhils associou-se ao projecto Brave Walls da Amnistia Internacional. Esculpiu numa das paredes o rosto de Marielle Franco em sua memória, destacando o valor dos que assumem a missão de lutar por causas, em nome de todos.

Amália e Celeste Rodrigues

Retratos de Amália Rodrigues, da autoria de SMILE e da sua irmã mais nova Celeste Rodrigues, de Styler; Quinta da Cabrinha em Alcântara
Amália Rodrigues da autoria de SMILE e Celeste Rodrigues de Styler; Quinta da Cabrinha

Duas célebres intérpretes de fado estão presentes desde Agosto de 2019 em empenas da Quinta da Cabrinha em Alcântara.

Trata-se da figura incontornável de Amália Rodrigues (1920-1999), da autoria de SMILE e da sua irmã mais nova Celeste Rodrigues (1923-2018), retratada por Styler.

No mesmo local pode ainda ser apreciada uma guitarra portuguesa de 2CarryOn e uma obra também alusiva ao fado do graffiter espanhol Werens.

Personalidades do Bairro de Benfica

Mural com personalidades do Bairro de Benfica; Rua das Garridas
Mural com personalidades do Bairro de Benfica de Tomás Reis, Edis One e Pariz One, Rua das Garridas

Ao contrário dos que vimos até aqui, o mural localizado na Rua das Garridas, na Freguesia de Benfica exibe não uma personalidade mas sim um conjunto de figuras públicas, cuja vivência está ligada de alguma forma a este bairro.

A iniciativa partiu da Junta de Freguesia que lançou uma votação nas redes sociais de uma lista inicial de 24 personalidades para eleger 15. Nas eleitas encontram-se escritores, desportistas, actores, músicos, humoristas, entre outros…

Da esquerda para a direita temos: Carlos Paredes; João Lobo Antunes; António Lobo Antunes; José Águas; Ana Bacalhau; Nuno Markl; Lena D’Água; Madalena Iglésias; Padre Álvaro Proença; Beatriz Costa; António Livramento; Francisco Lázaro; Vasco Santana; Ruy de Carvalho e António Feio. 

Este mural inaugurado em Maio de 2020 tem desenhos da autoria do ilustrador Tomás Reis e contou com o trabalho de passagem das ilustrações para graffiti dos artistas urbanos Edis One e Pariz One, também residentes de Benfica. 

Com este roteiro das personalidades homenageadas em arte urbana de Lisboa quisemos chamar-lhe a atenção para um tipo de tributo, efémero é certo, mas impactante e diverso do tradicional.

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five + 6 =