Lisboa em Nós de Manuela Henriques

Em Lisboa em Nós de Manuela Henriques fala-nos de como não morando em Lisboa, Lisboa vive nela.
Home » Lisboa em Nós de Manuela Henriques

A Manuela é nossa amiga! A Manuela escreve, fotografa, questiona-se, sonha… vive! A Manuela tem memórias claras de quando tinha menos de quatro anos e brincava no Jardim do Campo Grande, junto a uma romãzeira que então era do tamanho dela. Em Lisboa em Nós de Manuela Henriques fala-nos de como não morando em Lisboa, Lisboa vive nela.

Nasci em Lisboa no ano de 1966, na então freguesia do Campo Grande e vivi no bairro de Alvalade até aos quatro anos de idade. 

Foi o único período de tempo em que residi na cidade, mas a minha relação com ela desenvolveu-se e manteve-se, pois ficámos a morar relativamente perto. 

Estudei, trabalhei e fiz amigos em Lisboa, o que me proporcionou um conhecimento da cidade de uma forma tranquila, progressiva e prazerosa.

O rio Tejo foi sempre um ponto obrigatório, para fazer uso e contemplar. O cacilheiro fez parte da minha vida durante a infância e adolescência e a travessia acontecia todos os meses, mais que uma vez, para visitar familiares ou ir às praias da Costa da Caparica, no verão. Por ter familiares ligados à Marinha Naval, a ida ao rio também acontecia para admirar e visitar os grandes veleiros aquando da sua atracagem.

A Baixa lisboeta fazia-nos regressar com alguma periodicidade, especialmente no início do Outono. Era costume comprarmos os tecidos, as linhas e as lãs, os livros, o café e o chá nas lojas tradicionais, sendo que algumas delas ainda resistem. E, claro, que nesses dias aproveitávamos para nos deliciar com um cartucho das típicas e apregoadas “quentes e boas” castanhas assadas.

Tudo me encanta e é essencial em Lisboa. 

Os jardins e miradouros onde podemos fazer uma pausa e espalhar o olhar, as ruas estreitas, as escadinhas e pátios, os bairros antigos onde cheira a pedra e verdete e, onde a pouca luz, em certas horas do dia, nos surpreende em tons de aguarela. As avenidas, onde a nova arquitetura estranhamente acasala com a antiga. O Castelo, a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, as calçadas, as igrejas, os museus, os quiosques, as tradições e a multiculturalidade.

Actualmente desloco-me pouco a Lisboa e quando vou, sou invadida por um misto de alegria e ansiedade. As saudades instalam-se muito antes de partir. 

Lisboa é a minha terra, é lá que continuo a viver mesmo fora dela.

Lisboa
trazes nos olhos um céu derramado
de intenso anil, rio aberto
o teu abraço, pedra beijada 
de mil rendas coberto
espalha pelas ruas, praças e casario
melodias doces, preces e amarras
sons de outrora e aurora, guitarras ao desafio
sou de ti, perpétuo aroma das flores de verão
coração em forma de girassol
Lisboa, minha cidade-mãe, meu sol.

Manuela Henriques/Abril 2021

Lisboa em Nós de Manuela Henriques
Mini apresentaçãoEstudei Gestão de Empresas, mas do que gosto verdadeiramente é de Arte nas suas várias expressões. Também me encanta conhecer lugares e culturas diferentes. As reminiscências fascinam-me, tal como tudo o que é secular, feito pela mão humana ou natural. A Natureza equilibra-me, especialmente a água, seja fonte, lago, rio ou mar.
Um local inspiradorRuínas do Carmo
Uma visita imperdívelMuseu Nacional do Azulejo
Água na boca com…Peixinhos da Horta
Uma música…Lisboa que Amanhece de Sérgio Godinho, interpretado por Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti
Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Recommended Posts