Actualizado em 05/09/2024
Artigo original publicado em 18/07/2018
Questiona de que lojas com história e tradição estamos a falar? E porque são amigas do ambiente? Contamos-lhe neste artigo.
Foi na década de 1990 que, em Portugal, começou a implementação de um sistema estruturado de reciclagem de embalagens, vidro e papel. Hoje muitos outros desperdícios podem ser reciclados e a população tem uma maior consciência da importância deste acto. Contudo, a preocupação actual é atingir as metas estabelecidas pela União Europeia o que, segundo a Sociedade Ponto Verde, estamos ainda aquém de atingir.
Esta informação fez-nos lembrar que, para além da reciclagem, a redução da quantidade de resíduos que produzimos NÃO É MENOS IMPORTANTE!
O fabrico de objectos em grande escala de baixo valor comercial facilitou a atitude de todos nós de comprar-consumir-descartar.
A velocidade com que os objectos são rejeitados não é proporcional à reciclagem dos mesmos, aumentando drasticamente a produção de lixo!
Já pensou que há peças de vestuário que se podem recuperar/transformar antes de optarmos por depositá-las no roupão (contentor de recolha de roupa usada)? E que há artigos a que podemos prolongar a vida útil? Até brinquedos dos nossos filhos podem ser consertados e reutilizados, em vez de descartados como lixo!
Faça uma visita guiada às zonas históricas de Lisboa e conheça locais imperdíveis desta magnífica cidade.
As 3 Lojas com História e Tradição
Talvez possamos recuar um pouco no tempo em que íamos ao sapateiro, à costureira ou a casas onde mandávamos reparar certos artigos de marroquinaria.
Aproveitamos a preocupação global com a preservação ambiental, que deve ser de todos nós, para apresentarmos aos nossos leitores 3 lojas com história e tradição em Lisboa que nos ajudam na conservação do ambiente.
São elas o Hospital de Bonecas, a Casa Forra e o Hospital das Camisas! Espaços localizados muito próximo uns dos outros, em plena Baixa Pombalina.
As duas primeiras são lojas distinguidas pelos projectos Lojas com História promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e Comércio com História através da legislação portuguesa que visam preservar e salvaguardar os estabelecimentos de comércio tradicional, o seu património material, histórico e cultural. A última entretanto já desaparecida mas que importa conhecer.
Começamos pela mais antiga das 3 lojas com história e tradição:
Hospital de Bonecas
Das mãos da D. Carlota saíam bonecas de trapos enquanto esperava pelos clientes da sua ervanária que era mesmo ao lado do já desaparecido Mercado da Praça da Figueira. Começou depois a consertar os bonecos estragados que os meninos lhe levavam quando iam ao mercado com os pais. Nasceu assim o Hospital de Bonecas em funcionamento desde 1830.
Hoje o Hospital de Bonecas, para além de “curar” bonecas doentes, é um espaço autêntico de sete ofícios.
O trabalho de restauro não se limita apenas às bonecas mas também aos peluches, brinquedos mecânicos, porcelanas, pinturas e até arte sacra.
Confecciona e cria todo o tipo de roupas para bonecas e imagens e não só. É igualmente possível encomendar fatos de Carnaval e trajes tradicionais portugueses para crianças.
No rés-do-chão funciona a loja onde pode adquirir todas as peças para completar a sua casinha de miniatura de sonho. Têm inclusivamente réplicas de brinquedos de lata e de jogos antigos.
E no 1.º andar do edifício encontra-se o mágico Museu com uma colecção imensa de bonecas e brinquedos de várias épocas e origens.
Este espaço surpreendente merece uma visita mais atenta e prolongada.
Morada: Praça da Figueira, 7, Lisboa
Casa Forra
A Casa Forra foi fundada em 1930, pelo Sr. Alfredo Pires Forra e pela sua esposa Judite e encontra-se no Poço Borratém desde 1947. Uma casa especializada em artigos para sapateiros onde se encontra tudo o que é necessário para a prática deste ofício.
Após todos estes anos, a emblemática forma de sapato amarela gigante mantém-se pendurada, sendo diariamente colocada e retirada como se de um ritual se tratasse.
Hoje em dia os clientes deste estabelecimento são muito diversificados: os sapateiros de sempre, mas também artesãos ou qualquer um de nós, mais ou menos habilidoso, que com criatividade arrisque reutilizar, renovar, reciclar.
Aqui pode encontrar os materiais mais incríveis para as suas ideias. Há tintas, graxas e colas, borrachas e cabedais, botões de pressão e máquinas de sapateiro, num incontável número de artigos.
Para além de venda de materiais nas lojas e online, a Casa Forra faz reparações e alterações em peças de vestuário de pele e arranjo de malas, entre outros artigos.
Mas o mais valioso são os conselhos que os funcionários desta Casa nos dão, com todo o profissionalismo e atenção.
Morada: Poço do Borratém 32, Lisboa | Rua Saraiva de Carvalho 145 D, Lisboa
Hospital das Camisas
Em 2018, quando este artigo foi realizado e publicado pela primeira vez, o Hospital das Camisas encontrava-se ainda em funcionamento no Poço do Borratém, 25. Infelizmente encerrou portas deixando de poder contribuir para um ambiente com menos desperdícios. Contudo, a sua história merece ser contada, recordada e partilhada.
O nome deste estabelecimento revela-nos a sua actividade.
Trata-se de um negócio familiar que funciona há cerca de 70 anos num pequeno mas bem equipado ateliê. O cliente é recebido com simpatia e dedicação pelo actual proprietário sr. José Aguiar que oferece os seus sábios conselhos de mais de 50 anos de experiência neste ofício.
Aqui pode renovar as suas camisas, substituindo os colarinhos e os punhos para prolongar a vida útil das mesmas. Ou simplesmente dar-lhes um novo estilo, optando por colarinhos e punhos diferentes dos originais. E desengane-se se julga que o serviço é caro, atreva-se!
O Hospital das Camisas também executa alterações e arranjo de vestuário e ainda a confecção de camisas de homem, Rovil. Dispõem de uma gama de tecidos para escolha, mas o cliente é igualmente bem-vindo com tecidos de outros estabelecimentos.
O curioso nome foi sugerido pelos próprios clientes e adoptado com humor pelo seu proprietário. E por falar em clientes por aqui passaram personalidades famosas como o jornalista Fernando Pessa, o apresentador Artur Agostinho ou até o Presidente da República Marechal Costa Gomes.
Apesar de já não poder recorrer ao Hospital das Camisas, existem inúmeros ateliers, um pouco por toda a cidade e também na Baixa, que são eficazes na realização de trabalhos de costura. Aproveitamos ainda para o informar que funciona um sapateiro ao lado da Casa Forra, ofício que já não é tão vulgar encontrar.
Depois desta leitura lembrou-se que tem algumas peças de vestuário, objectos de marroquinaria ou até aquele velho brinquedo de que não se consegue desfazer mas que já não se encontra nas melhores condições?
Então já valeu a pena que o tenhamos feito pensar em renovar e reutilizar para reduzir o desperdício, contribuindo para um ambiente melhor, assim como vale a pena percorrer a Baixa em busca de lojas com história e tradição que resistem e que continuam a disponibilizar aos clientes os seus úteis serviços.
Sugerimos a leitura do artigo As Lojas do Chiado e da Baixa de Guilherme Pereira publicado na nossa rubrica getLISBON convida.
Não perca os nossos artigos | Subscreva |
O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.
Ajude-nos a manter o projecto vivo!
Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!
• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!