A arte urbana Rostos do Muro Azul é um peculiar projecto de obras artísticas com um único tema, executado sobre tela azul celeste e espalhado ao longo de 1 Km de extensão.

A Arte Urbana Rostos do Muro Azul

A arte urbana Rostos do Muro Azul é um peculiar projecto de obras artísticas com um único tema, executado sobre tela azul celeste e espalhado ao longo de 1 Km de extensão. Venha conhecê-lo!

A getLISBON já teve a oportunidade de lhe falar das galerias de arte urbana a céu aberto dos bairros municipais:

Desta vez vamos até à Rua das Murtas que fica nas traseiras do antigo Hospital Júlio de Matos, actual Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, na zona das Avenidas Novas.

Como alternativa pode participar na Lisboa: Tour Arte de Rua e conheça fabulosas obras de arte urbana no centro de Lisboa.

O Projecto de Arte Urbana Rostos do Muro Azul

A arte urbana Rostos do Muro Azul é um peculiar projecto de obras artísticas com um único tema, executado sobre tela azul celeste e espalhado ao longo de 1 Km de extensão.
O Muro Azul na Rua das Murtas

O projecto de arte urbana Rostos do Muro Azul foi uma acção conjunta do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e da GAU – Galeria de Arte Urbana do Departamento do Património e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

O mote desta intervenção colectiva evoca a saúde mental, chamando a atenção para uma questão grave e global, que pode afectar qualquer um, independentemente da sua condição económica, etnia ou cultura.

Em 10 de Outubro de 2012, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental deu-se o início da intervenção artística no muro que delimita o Hospital Psiquiátrico. Após várias fases de trabalho, a conclusão final aconteceu três anos mais tarde, em 2015.

Entre vários formatos de participação (propostas pontuais, concurso e curadoria), todos os artistas nacionais e internacionais intervenientes na arte urbana Rostos do Muro Azul tiveram que se expressar sobre o tema “o rosto” e utilizar como cor de fundo, o azul celeste.

De entre todos os autores deste extenso mural, participaram na fase inicial: Aspen, Eime, José Carvalho, Mar, Miguel Ayako, Nark, Nomen, Odeith, Robô, Slap e Smile.

Na última fase contou-se com a presença de criadores internacionais, como Jorit Agoch, Nadine Boulengier, Vanessa Rosa e Jimmy C. E nacionais: Godmess, Vanessa Teodoro, Isa Silva e Ôje.

No total foram realizadas cerca de 77 pinturas por 61 criadores, resultando em um dos considerados mais longos murais de arte urbana da Europa.



Os Rostos

Intervenção de Daniel Eime. Alegria, tristeza, raiva e estranheza são apenas algumas das emoções reveladas nos muitos rostos aqui representados.
Intervenção de Daniel Eime

Apesar de “rostos” ser o único objecto a abordar podemos encontrar neste mural uma imensa diversidade de expressões artísticas, desde caligrafia a foto-realismo, assim como, diferentes mensagens associadas a cada uma das obras.

Alegria, tristeza, raiva e estranheza são apenas algumas das emoções reveladas nos muitos rostos aqui representados.

Uma observação atenta a este conjunto leva-nos a perceber a complexidade da mente humana.

A mensagem deixada por Leonor Brilha, na imagem de capa deste artigo, faz-nos pensar nos múltiplos desafios que enfrentamos ao longo da vida. Uns podem-nos dotar de importantes ferramentas, mas outros atormentam-nos, levando-nos a necessitar de auxílio.

A Arte Urbana Rostos do Muro Azul. Intervenção de Granje.
Intervenção de Granje

A importância da saúde mental ficou aqui expressa neste longo mural.

Mesmo vários anos passados sobre o arranque desta iniciativa, muitos dos trabalhos continuam em perfeito estado. E em paralelo, novas peças vão surgindo, uma característica muito própria desta dinâmica arte de rua.

Percorra connosco este muro azul!

Não perca os nossos artigos | Subscreva

Curiosidade

A Arte Urbana Rostos do Muro Azul no Google Arts and Culture
A arte urbana Rostos do Muro Azul é um dos vários projectos de arte de rua de Lisboa que pode ser visto online no Google Arts and Culture, pertencente ao Google Cultural Institute, onde milhões de histórias, peças de arte e monumentos de todo o mundo podem ser lidos e visitados virtualmente.
Mais especificamente em Google Street Art encontram-se histórias sobre a arte urbana a nível mundial e através do mapa disponibilizado é possível explorar um vasto número de intervenções já catalogadas. O objectivo é a conservação digital desta arte efémera.

Leia também sobre:
A Arte Urbana do Estacionamento do Chão do Loureiro
A Arte Urbana da Estação de Entrecampos
O Artivista Bordalo II em Lisboa


O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.
Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!

Scroll to Top