Lisboa em Nós

Lisboa em Nós de Luís Lopes

Maio 26, 2021 getLISBON 0Comment
Home | Lisboa em Nós | Lisboa em Nós de Luís Lopes

Apresentamos-lhe um alfacinha bem-disposto, apaixonado por música e conhecedor de Lisboa. Em Lisboa em Nós de Luís Lopes explica-nos o seu percurso e como “apanhou o vírus” por esta cidade única.

Ainda criança, já era levado pelo meu pai, também “alfacinha” (nascido em 1902) e amante da cidade, a conhecer/explorar Lisboa. Fizemos trajectos inteiros de autocarro, de eléctrico, de elevador, e visitámos os vários museus (Arte Antiga, Marinha, Arqueológico, Etnológico, Arte Popular, Militar…), o Aquário Vasco da Gama, o Planetário, o inevitável Jardim Zoológico, e até a Igreja de São Domingos, logo a seguir ao grande incêndio de 1959. Penso que foi com todas estas visitas “guiadas” que apanhei o vírus por Lisboa!

Entretanto, apesar de ter crescido no bairro de Alvalade, as minhas idas à Baixa eram frequentes porque o meu pai tinha uma pequena loja na Rua das Portas de Santo Antão e levava-me para lá muitas vezes. Na verdade, tal como para ele, a Baixa tornou-se o meu segundo bairro.

Anos mais tarde, no curso de Turismo e Guia-Intérprete, tive o imenso prazer de estudar e aprender o Património da cidade (e do resto do país). E, portanto, nunca deixei de continuar a explorar e a descobrir Lisboa. E, a paixão pela fotografia, também me ajudou a “ver” a tão cantada luz única que esta cidade tem.

Costumo dizer que tenho apenas um problema mal resolvido com Lisboa: a platónica nostalgia da cidade e do seu património arquitectónico e cultural de antes do grande terramoto de 1755. Mas, penso que tenho que viver com isso ☺. Contudo, em compensação, ficou Belém quase intacta e nasceram a magnífica Baixa Pombalina, o encantador Chiado e a bela Avenida da Liberdade.

Durante a minha vida, o único momento extraordinário que tenho pena de não ter vivido, em Lisboa, foi o 25 de Abril. Estava, nessa altura, a residir temporariamente a quase 300 kms daqui…

Hoje, olho para Lisboa e considero-a uma “cidade total” onde há tudo e o seu “contrário”. Onde convivem o passado – ou os vários passados – e o presente (e onde podemos olhar, também, para o futuro). Onde há rio quase mar e há colinas. Onde a urbe abraça uma floresta. Onde podemos admirar o nascer e o pôr do Sol. Onde podemos admirá-la de baixo para cima e de cima para baixo. E onde temos o privilégio de caminhar – não raro inconscientemente – sobre obras de arte (a calçada portuguesa, onde ela está bem implantada e cuidadosamente mantida). E, tudo sob o manto diáfano desta luz tão única! (Pergunto: quantas cidades há na Europa que ofereçam isto?).

Hoje, muito dificilmente ver-me-ia a viver noutro lugar sem estar sempre “caído” em Lisboa.

Lisboa em Nós de Luís Lopes
Lisboa em Nós de Luís Lopes
Lisboa em Nós de Luís Lopes
Lisboa em Nós de Luís Lopes
Lisboa em Nós de Luís Lopes
Lisboa em Nós de Luís Lopes
Lisboa em Nós de Luís Lopes
previous arrow
next arrow
Lisboa em Nós de Luís Lopes
Mini apresentaçãoNasci, cresci e vivi (quase sempre e ainda acontece) em Lisboa. Desde cedo decidi o que queria ser em adulto – Guia-Intérprete – e, assim, dirigi os meus estudos nessa direcção. Estou profissionalmente ligado ao Turismo desde os 19 anos de idade. Ao longo da minha vida, desenvolvi várias paixões, como a Música, a História, a Fotografia e o Saber.
Um local inspiradorDois: O Miradouro sudoeste do Castelo de São Jorge e o Monumento das Descobertas.
Uma visita imperdívelInterior: Painéis de São Vicente (MNAA) e Capela de São João Baptista (Igreja de São Roque).
Híbrido: Claustro dos Jerónimos.
Exterior: Cais das Colunas, ao fim da tarde.
Água na boca com…O inevitável Pastel de Belém (ou um bom pastel de nata), com canela e arquivado com uma bica!
Uma música…(Apenas uma, é difícil…) Um Homem na Cidade e Fado da Saudade, na voz de Carlos do Carmo (e nas versões em Fado by Carlos Saura)
Não perca os nossos artigos | Subscreva

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *