Personalidades

A Artista Urbana MOAMI, Inspiradora de Sonhos

Julho 28, 2021 getLISBON 0Comment
Não perca os nossos artigos | Subscreva
Home » Memórias » Personalidades » A Artista Urbana MOAMI, Inspiradora de Sonhos

Foi na Casa da Cultura de Sacavém, que a artista urbana MOAMI nos falou do seu percurso, da sua arte e também do mural realizado no âmbito do Loures Arte Pública 2021 que se revelou particularmente inspirador.

Ao longo dos tempos, temos tido sorte com as pessoas com quem nos cruzamos, a maioria muito disponível para nos ajudar e contribuir para o enriquecimento do nosso projecto. Mas há sempre aquelas que nos tocam em especial, pela simpatia, simplicidade e carinho.

A artista urbana MOAMI é uma delas.

Depois de ter aceite partilhar o seu testemunho em Lisboa em Nós de MOAMI, tivemos a felicidade de estar novamente juntas, numa conversa aberta e amiga.

Mural Bailarina de Sonhos da artista urbana MOAMI, realizado no âmbito do Loures Arte Pública 2021
Mural Bailarina de Sonhos. Imagem gentilmente cedida pela artista MOAMI

Da Artista Criança à Artista Urbana MOAMI

Nasceu no seio de uma família com apetências artísticas, o seu gosto pelo desenho manifestava-se na rapidez e criatividade com que gastava os lápis, canetas, pincéis e tintas que tinha disponíveis.

Aos 13 anos mudou-se de Angola para Lisboa e na escola as disciplinas de Educação Visual e Geometria eram as suas preferidas “sentava-me sempre nos lugares da frente; tinha lugar cativo”.

O seu talento era reconhecido pelos colegas que lhe pediam desenhos de personagens de manga japonesa, como o então famoso Dragon Ball.

Dragon Ball de MOAMI
Dragon Ball. Imagem gentilmente cedida pela artista MOAMI

Foi no secundário que começou a riscar paredes. Contou-nos que não gostava das festas que se realizavam no final do ano lectivo e numa destas ocasiões decidiu: “hoje, vamos pintar!”. A partir daí substituiu as canetas e lápis por spray e nunca mais parou.

No início trabalhava muito com lettering e na altura a arte urbana não era de todo compreendida pelo público em geral, daí que, por vezes, as reacções que recebia não eram das melhores.

Até que um dia olhou para as figuras que já criava e pensou: “se calhar vou começar a fazer algo mais bonitinho para ver se as pessoas interagem com as pinturas” mais positivamente. Foi assim que as diferentes personagens ganharam vida e são elas que constituem a marca distintiva dos trabalhos da artista urbana MOAMI.

Fontes de Inspiração

Personagens místicas
Personagens místicas. Imagens gentilmente cedidas pela artista MOAMI

O seu tag MOAMI, não foi escolhido ao acaso, contém significados profundamente ligados à sua personalidade. 

Desde cedo que nutre admiração pelas cultura e mística havaianas, e foi neste contexto que encontrou a palavra perfeita para se representar. Moa, para além de designar a ave ema, significa “sombra das águas” o que remeteu a artista para o confronto com um dos seus maiores medos, a água, especialmente a do mar.

Em simultâneo moami, na língua materna dos seus pais, quer dizer “meu coração”, o que em certa medida exprime a sua arte que pretende ser global, tocante e motivadora.

Mas a MOAMI talvez não saiba que o seu nome em japonês (outra cultura que também muito admira e a inspira) significa tricô, o que na verdade se relaciona com a rica textura, a explosão de cores, padrões, simetrias e detalhes dos seus fantásticos trabalhos.

Revelou-nos ainda que o panda é o seu animal preferido, daí ser frequente a sua representação nos seus murais. São também recorrentes elementos que nos transportam para as bonecas russas que a artista refere ter a ver com a origem do seu nome próprio, Stélvia.

Mural de MOAMI. O panda é frequentemente representado nos trabalhos de MOAMI.
Mural de MOAMI. Imagem gentilmente cedida pela artista MOAMI

É nesta conjugação multifacetada e multicultural que a artista urbana MOAMI desenvolve as suas obras-narrativas, associando-as a mensagens encorajadoras.

Para além de arte urbana, podemos encontrar as suas criações reproduzidas em posters e notebooks e aplicadas em acessórios, como t-shirts, sacos, máscaras, entre outros.

Dedica-se ainda a ensinar quem quiser aprender a grafitar, através da realização de workshops.

Murais da Artista Urbana MOAMI

Mural Bailarina de Sonhos da artista urbana MOAMI, realizado no âmbito do Loures Arte Pública 2021. MOAMI durante a execução do mural.
Mural Bailarina de Sonhos; MOAMI durante a execução do mural. Imagens gentilmente cedidas pela artista

Podemos encontrar trabalhos de MOAMI em várias localidades, sendo a maior concentração na cidade de Lisboa e no vizinho concelho de Loures.

Entre muitos outros participou no projecto Rostos do Muro Azul, em Alvalade; nas comemorações do Dia da Mulher, em 2020 e em 2021, na Graça; no Festival O Bairro i o Mundo em 2015, na Quinta do Mocho e também é possível encontrar pinturas suas no Parque Hortícola do Vale de Chelas, em Marvila.

Destacamos o trabalho de MOAMI, intitulado Bailarina de Sonhos, realizado em Junho de 2021 para o festival Loures Arte Pública que se encontra na fachada de um Jardim de Infância em Santo Antão do Tojal.

Através da personagem principal, MOAMI pretende valorizar a importância da RESILIÊNCIA. Com muito trabalho, disciplina e persistência a bailarina alcançará os seus objectivos e concretizará o seu sonho.

Contou-nos como ficou, particularmente, sensibilizada com a reacção de um grupo de crianças que a visitou no decorrer da realização do mural, por estas terem compreendido, totalmente, o significado da história desta lutadora bailarina.

É precisamente sob o lema “nunca desistir dos nossos sonhos” que a artista urbana MOAMI com muita dedicação, esforço e disciplina tem vindo a construir o seu trabalho artístico e criativo de forma correcta e sólida.

Desejamos-lhe felicidades, ela merece!

Siga os trabalhos de MOAMI no Instagram e no Facebook!

urban art
urban art
urban art
urban art
urban art
urban art
urban art
A Artista Urbana MOAMI 1

Quinta do Mocho

Quinta do Mocho

Quinta do Mocho

A Artista Urbana MOAMI 2

Quinta do Mocho

Quinta do Mocho

Quinta do Mocho

A Artista Urbana MOAMI 3

Rostos do Muro Azul, Rua das Murtas

Rostos do Muro Azul, Rua das Murtas

Rostos do Muro Azul, Rua das Murtas

A Artista Urbana MOAMI 4

Parque Hortícola do Vale de Chelas

Parque Hortícola do Vale de Chelas

Parque Hortícola do Vale de Chelas

A Artista Urbana MOAMI 5

Rua Josefa d’Óbidos

Rua Josefa d’Óbidos

Rua Josefa d’Óbidos

A Artista Urbana MOAMI 6

Caracol da Graça

Caracol da Graça

Caracol da Graça

A Artista Urbana MOAMI 7

Em colaboração com o artista ARTYFREAKS, Calçada da Glória

Em colaboração com o artista ARTYFREAKS, Calçada da Glória

Em colaboração com o artista ARTYFREAKS, Calçada da Glória

previous arrow
next arrow

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com e usufrua dos 15% ou mais de desconto!
• Ou se preferir escolha entre a vasta oferta de hotéis, apartamento e villas da Accor Live Limitless
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *