Julho 8, 2020 getLISBON 0Comment

Estes 5 discretos miradouros de Lisboa não estão entre os mais conhecidos da cidade das sete colinas, mas dão diferentes e imprevisíveis perspectivas que poucos conhecem.

São incontornáveis as emblemáticas vistas do Castelo de São Jorge ou as dos miradouros das Portas do Sol, de São Pedro de Alcântara ou da Senhora do Monte.

Estes são, sem dúvida, obrigatórios para quem nos visita e procura os melhores locais para se deslumbrar com o casario, o rio e a luz de Lisboa.

Mas há outros mais discretos que também merecem ser visitados.

Os 5 Discretos Miradouros de Lisboa Eleitos

Os discretos miradouros de Lisboa estão espalhados um pouco por toda a cidade entre Alfama e Alcântara, e ainda, inesperadamente, em Campo de Ourique onde o carismático eléctrico nº 28 tem o seu término.

Miradouro de Santo Estêvão

Miradouro de Santo Estevão que fica apenas a pouco mais de 1Km de distância dos Miradouros de Santa Luzia e das Portas do Sol
Miradouro de Santo Estevão

Se planeia visitar os Miradouros de Santa Luzia e das Portas do Sol não pode perder o de Santo Estêvão que fica apenas a pouco mais de 1km de distância.

Daqui evidentemente também se avista o rio, mas a perspectiva de Alfama é oposta, permitindo descobrir outros recantos encantadores.

Esta varanda sobre o mais antigo e pitoresco bairro de Lisboa é no fundo o adro da Igreja de Santo Estêvão, uma das igrejas por onde passa a Procissão de Santo António, local muitas vezes evocado nas letras do fado.

Na igreja de Santo Estêvão
Junto ao cruzeiro do adro
Houve em tempos guitarradas
Não há pincéis que descrevam
Aquele soberbo quadro

Dessas noites bem passadas…

Excerto de “A Igreja de Santo Estêvão”; Fado do repertório de Fernando Maurício;
Poema de Gabriel Oliveira / Música do Fado Victória de Joaquim Campos 

Procure a melhor vista e sinta o espírito deste bairro histórico durante a sua estadia em Lisboa. Encontre aqui simpáticos alojamentos em Alfama.

Miradouro do Recolhimento

Miradouro do Recolhimento, um espaço aprazível que convida a permanecer com um terraço que lhe oferece diferentes perspectivas de monumentos emblemáticos como o Mosteiro de São Vicente de Fora e a Igreja de Santa Engrácia.
Miradouro do Recolhimento

Do Castelo de São Jorge avista-se quase toda a Lisboa mas o bairro mais próximo, Alfama, fica escondido dessa imensa varanda da cidade. Para o ver do Castelo é necessário embrenhar-se pelas ruas dentro das muralhas e entrar no Jardim do Recolhimento.

Ali encontrará um espaço aprazível que convida a permanecer e um terraço que lhe oferece diferentes perspectivas de monumentos emblemáticos como o Mosteiro de São Vicente de Fora e a Igreja de Santa Engrácia.

O local é particularmente favorável para contemplar o Largo das Portas do Sol onde se avista uma torre da Cerca Moura. Esta integra o Palácio Azurara, hoje Museu de Artes Decorativas Portuguesas.

Mais abaixo observa-se o edifício da antiga Estação Elevatória de Águas de Alfama onde está instalado o Museu do Fado e na mesma direcção o novo terminal de cruzeiros, obra do arquitecto João Luís Carrilho da Graça, inaugurado em 2017.

Miradouro da Rocha Conde de Óbidos

O Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos situa-se no Jardim 9 de Abril. Dali se avista o Cais da Rocha, uma parte do Porto de Lisboa com a paisagem industrial tão característica desta cidade e a Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.
Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos

O Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos situa-se no Jardim 9 de Abril, também conhecido por Jardim das Albertas ou Jardim da Rocha do Conde de Óbidos, e é, sem dúvida, um fantástico miradouro sobre o rio Tejo.

Dali se avista o Cais da Rocha, uma parte do Porto de Lisboa com a paisagem industrial tão característica desta cidade e a Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Neste edifício modernista do arquitecto Pardal Monteiro, encontra-se o mais impressionante conjunto de murais do pintor Almada Negreiros realizados no final dos anos 40 do século passado.

Quando se deslocar a este miradouro aproveite para visitar o Museu Nacional de Arte Antiga e descubra ainda ali bem perto, para os lados da Pampulha, as caravelas de pedra presentes nas fachadas dos antigos edifícios.

Miradouro do Largo das Necessidades

O Miradouro do Largo das Necessidades fica no Jardim Olavo Bilac, frente ao Palácio das Necessidades e à Tapada com o mesmo nome.
Miradouro do Largo das Necessidades

Este miradouro fica no Jardim Olavo Bilac, frente ao Palácio das Necessidades e à Tapada com o mesmo nome. É um local agradável, pouco movimentado, sobre Alcântara.

O miradouro é propício à observação da margem sul, do Cristo Rei e da Ponte 25 de Abril. 

No centro do jardim existe um chafariz mandado edificar pelo rei D. João V que em 1747 o dedicou à Virgem. Consiste num lago quadrilobado de onde se ergue um obelisco coroado com elementos religiosos. 

Em volta do lago quatro elementos escultóricos barrocos que representam carrancas e golfinhos são extraordinários elementos para compor uma boa fotografia.

Cemitério dos Prazeres

O cemitério histórico dos Prazeres é uma verdadeira caixinha de surpresas.

Espanta-nos o seu paradoxal nome com origem na antiga Quinta dos Prazeres, a presença de extraordinários exemplares de arte funerária, as histórias tão perturbadoras como o caso das Trinas e ainda… claro, um miradouro.

Convidamo-lo a visitar este museu ao ar livre e dali alcançar uma privilegiada vista da zona ocidental da cidade.

Conheça outros miradouros de Lisboa com a getLISBON:
Miradouros em Monumentos Nacionais de Lisboa
À Descoberta dos Miradouros da Penha de França e Monte Agudo
5 Parques e Jardins para Levar as Crianças e Apreciar a Vista

O projecto getLISBON tem sido muito gratificante. Queremos continuar a revelar singularidades da apaixonante cidade de Lisboa.

Ajude-nos a manter o projecto vivo!

Para isso, basta usar os links que disponibilizamos para fazer as suas reservas. Não lhe vai custar mais e para nós é uma grande ajuda!

• Encontre os melhores hotéis no Booking.com
• Encontre os melhores voos no Skyscanner
• Faça visitas guiadas e outros eventos culturais com a nossa parceira PEDDY+
• Se pretende uma experiência diferente, podemos elaborar um roteiro personalizado de acordo com os seus interesses. Fale connosco!
• Ou se prefere tours e outras actividades em vários destinos, faça a sua escolha na GetYourGuide
• Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card!
Alugue uma viatura com a Autoeurope e conheça outras regiões de Portugal
• Veja também a vasta oferta de viagens da Agência Abreu

Siga-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three + three =